Loja nerd vende estátua do Wolverine a R$ 12 mil e fatura R$ 250 mil ao mês
Um mercado com clientes apaixonados e dispostos a investirem alto para satisfazer seus desejos. É assim que especialistas em negócios descrevem o público nerd, que chega a pagar até R$ 12 mil para ter em casa uma estátua do personagem Wolverine de 71 centímetros pintada à mão.
O produto pode ser encontrado na loja Limited Edition, em São Paulo. A empresa tem um estoque com mais de 2.000 produtos diferentes, entre chaveiros, baralhos, artigos decorativos, bonecos articulados e outros itens ligados a desenhos animados, filmes e séries de TV. Por mês, o negócio fatura cerca de R$ 250 mil, segundo o sócio Rodolfo Pranaitis, 29.
Formado em educação física, ele conta que entrou no negócio por acaso. Em 2006, decidiu vender alguns dos bonecos de sua coleção na internet. Eram personagens do desenho animado “Cavaleiros do Zodíaco”. Surpreso com a velocidade da venda, investiu R$ 1.500 para abrir o próprio site e comercializar produtos do universo nerd.
Foi pela loja virtual que conheceu seus atuais sócios na loja física, Stevin Zung e Daniel Altavista, ambos com 39 anos. “Meus sócios já eram meus clientes no site e nos conhecemos por meio de amigos em comum no universo nerd”, diz.
Em 2009, os três investiram R$ 400 mil para abrir uma loja na zona oeste de São Paulo. Segundo o empresário, os itens mais vendidos são os bonecos articulados e as estátuas, com preços que vão de R$ 100 a R$ 12 mil. “Esses produtos trazem uma certa nostalgia”, afirma Pranaitis.
Faturamento de loja de quadrinhos aumenta 15% ao ano
Aberta desde 1986, a loja de revistas em quadrinhos Comix, na capital paulista, acompanhou o crescimento do mercado nerd. Segundo o sócio Ricardo Jorge Rodrigues, 41, o faturamento da empresa cresce 15% ao ano desde 2008. O valor, no entanto, não foi revelado.
O negócio começou como uma banca de jornais. Para se diferenciar da concorrência, Rodrigues se especializou na venda de histórias em quadrinhos. “Era algo de que eu gostava e, na época, poucas bancas vendiam esse tipo de produto”, diz.
Em 2000, ele investiu cerca de R$ 300 mil na reforma de um prédio de três andares e na ampliação do estoque. Hoje, a loja conta com mais de 10 mil títulos entre histórias em quadrinhos, mangás e DVDs, segundo o empresário. Os preços vão de R$ 5 a R$ 60.
“O sucesso dos filmes de super-heróis impulsionou a venda das histórias em quadrinhos e aqueceu o mercado”, declara Rodrigues. Anualmente, ele realiza a FestComix, uma feira que recebeu cerca de 20 mil visitantes e vendeu 120 mil exemplares em três dias de evento em 2014, segundo o empresário.
Pirataria é dificuldade em negócio de produtos licenciados
No ar desde 2012, o site Mundo Geek vende mais de 1.400 tipos de produtos para nerds. A variedade inclui camisetas, bonés, canecas, capa de celular, pantufas e miniaturas de personagens. Os preços variam de R$ 9,90 para um pendrive em forma de lápis a R$ 3.999 para uma estátua do ator Bruce Lee.
A maior parte de suas vendas são de camisetas e bonecos, conta o sócio do negócio Matheus Machado, 30. "Ainda sofremos um pouco com a pirataria, especialmente, na parte de vestuário. Os produtos ilegais são mais baratos e é difícil competir", afirma.
Uma camiseta com o símbolo do Super-homem custa R$ 79,90 no site. Em lojas da rua 25 de Março, um item semelhante sai por cerca de R$ 30. "Existe um custo com o licenciamento do produto que o empresário precisa repassar", diz o professor de criação gráfica da ESPM Vicente Martins.
Consumidores são aficionados, mas não ingênuos, diz professor
Para o professor --conhecido como Vince Vader devido à paixão pelos filmes de “Star Wars”--, o mercado nerd conta com uma parcela de consumidores aficionados, mas que não estão dispostos a pagar qualquer preço pelo produto.
“Esse público é muito bem informado e percebe facilmente quando está sendo explorado. O empresário precisa conhecer o cliente dele e o tipo de produto que está oferecendo”, afirma Martins.
O professor considera que o número de pessoas interessadas em itens do universo nerd está em expansão, mas o empresário tem o desafio de fidelizar os clientes. “É importante usar as redes sociais para divulgar novos produtos e até criar uma legião de fãs que utilizam a página para discutir sobre seus personagens favoritos”, diz.
Onde encontrar:
Comix Book Shop: Alameda Jaú, 1.998, São Paulo (SP). Fone: (11) 3088-9116. Site: www.comix.com.br
Limited Edition: Rua da Consolação, 2.753, São Paulo (SP). Fone: (11) 3081-0128. Site: www.limitededition.com.br
Mundo Geek: www.lojamundogeek.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.