IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Você tem perfil de patrão ou de empregado? Faça o teste e descubra

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

22/08/2014 06h00

O sucesso ou o fracasso de um negócio está diretamente ligado ao desempenho de seus administradores, segundo especialistas. Para que a empresa tenha mais chances de prosperar, é recomendável que o patrão tenha o chamado perfil empreendedor: um profissional ousado, com iniciativa e disposto a correr riscos calculados.

No entanto, para aqueles com perfil de empregado, que preferem estabilidade e se sentem inseguros diante da mudança, a possibilidade de fracassar à frente de um negócio é maior.

De acordo com o consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) Daniel Palácio, pessoas com perfil empreendedor são autoconfiantes e conseguem convencer clientes, fornecedores e investidores com suas ideias.

“Para ser um empresário é preciso saber ‘vender o próprio peixe’ e arriscar às vezes, mas de maneira calculada. Quem tem perfil de funcionário é mais acomodado e mesmo insatisfeito com a função tem receio de buscar novos ares”, diz.

Segundo o consultor e professor da Trevisan Escola de Negócios Dalton Viesti, uma pessoa pode ter características empreendedoras, mas não ter o conecimento delas. Nesse caso, é preciso fazer uma autoavaliação minuciosa para descobrir virtudes e franquezas.

"Alguém que financia um imóvel em 30 anos é muito corajoso, pois muita coisa pode mudar nesse tempo. Ainda assim, essa pessoa pode não se considerar disposta a assumir riscos. Conhecer as próprias qualidades é fundamental para quem pretende abrir uma empresa", afirma.

Com a consultoria dos dois especialistas, o UOL preparou um teste para saber se você tem perfil de patrão ou de empregado. Faça o teste abaixo e descubra.