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Série de TV com empresários nerds inspira dicas para atrair investidor

Personagens da série "Silicon Valley", da HBO, que mostra a vida no Vale do Silício - Divulgação
Personagens da série "Silicon Valley", da HBO, que mostra a vida no Vale do Silício Imagem: Divulgação

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

22/04/2015 06h00

O que você prefere: vender uma ideia de negócio por US$ 10 milhões ou receber US$ 200 mil por uma fatia de apenas 5% dela e ter a chance de participar da construção um negócio que pode se tornar bilionário? A decisão é difícil, mas estar diante dela, em si,  já é uma vitória e tanto para quem se aventura no mundo das start-ups, empresas iniciantes de tecnologia.

Este é o enredo do primeiro episódio da série "Silicon Valley" (HBO), que conta, de forma bem-humorada, a trajetória de seis programadores que tentam a sorte no Vale do Silício, nos EUA, berço de empresas de inovação e tecnologia e sede de gigantes como Google e Facebook. A segunda temporada da série estreou nos EUA e no Brasil no último dia 12.

A partir dos erros e acertos do protagonista, Richard (Thomas Middletich), é possível tirar lições valiosas para quem busca capital para uma start-up. O UOL ouviu os investidores Cassio Spina, presidente da Anjos do Brasil (entidade de apoio a empresas nascentes), e Carlos Krokon, da Qualcomm Ventures, além de André Monteiro, da +Innovators, que desenvolve empreendedores e ajuda na atração de investimentos.

Veja, abaixo, quatro dicas dadas por eles para atrair capital para uma start-up:

Treine o discurso e conheça seu interlocutor
Cena de 'Silicon Valley' em que Richard (dir.) encontra investidor  - Reprodução/HBO - Reprodução/HBO
Cena de 'Silicon Valley' em que Richard (dir.) encontra investidor
Imagem: Reprodução/HBO

Ao abordar um investidor na saída de uma palestra, Richard consegue sua atenção ao dizer que largou a faculdade, algo que o investidor defende que deve ser feito por gênios. Conhecer o perfil do investidor para o qual vai apresentar seu negócio é fundamental, de acordo com Monteiro, da +Innovators. Treine o discurso (pitch) sobre o negócio para conquistá-lo em poucos minutos.

Num primeiro contato, em eventos, por exemplo, troque cartões. Em casa, faça uma pesquisa para saber se os projetos em que ele investe têm a ver com o seu, se são da mesma área. Se está começando, por exemplo, não procure um fundo de investimentos institucional. Um investidor-anjo é mais indicado”, declara.

Atue num mercado grande
Tela mostra algoritmo de compressão digital criado pelo personagem Richard - Reprodução/HBO - Reprodução/HBO
Tela mostra algoritmo de compressão digital criado pelo personagem Richard
Imagem: Reprodução/HBO

Na série, Richard cria um site relacionado à música que pode atender a um público restrito, compositores ou pessoas que querem checar se uma música é protegida por direitos autorais. O que atraiu os investidores, no entanto, foi o algoritmo desenvolvido por Richard para comprimir os dados, que poderia ser usado em todo tipo de informação digital, ampliando as fronteiras do negócio.

Segundo Krokon, da Qualcomm Ventures, para atrair um investidor, a empresa deve ter um potencial médio de receita de R$ 100 milhões, em cerca de cinco anos. Para isso, o negócio deve estar em um segmento do mercado que movimente cerca de R$ 1 bilhão por ano.

Encontre formas de testar o mercado
Na tela, site de busca de música criado por Richard na série 'Silicon Valley' - Reprodução/HBO - Reprodução/HBO
Na tela, site de busca de música criado por Richard na série 'Silicon Valley'
Imagem: Reprodução/HBO

Por ter um site, com o protótipo da ideia inicial, Richard conseguiu mostrar como sua ideia funciona e também o potencial de mercado que pode alcançar. Spina, da Anjos do Brasil, diz que uma amostra do negócio é importante para dar referências concretas aos investidores. Outra forma seria demonstrar o interesse dos futuros clientes, por meio de pesquisa, por exemplo, para validar a ideia.

“É muito difícil conseguir capital para uma ideia porque o empreendedor não demonstrou sua capacidade de execução. Ter um protótipo ou clientes, mesmo que não gerem receita ainda, é muito importante”, diz.

Tenha um planejamento mínimo para o início do negócio
Na cena, Richard (dir.) se reúne com investidor, mas está despreparado - Reprodução/HBO - Reprodução/HBO
Na cena, Richard (dir.) se reúne com investidor, mas está despreparado
Imagem: Reprodução/HBO

Alerta de spoiler: Richard escolhe o aporte de US$ 200 mil em troca de 5% da empresa para participar da construção do negócio. Na reunião com o investidor, é questionado sobre seu plano de negócios, que não possui, e sobre sua equipe de trabalho, que não está definida. Como é de se esperar, o investidor não libera o cheque sem essas informações.

“Não é necessário um plano de negócios convencional, com muitas páginas, mas é importante conhecer seu mercado, a concorrência, qual será a estratégia de crescimento, para saber quanto dinheiro precisa e como vai gastá-lo”, afirma Spina.

Veja o trailer da 1ª temporada de "Silicon Valley"