IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco lança centro empresarial para apoiar start-ups em São Paulo

Perspectiva da fachada do Cubo - Divulgação
Perspectiva da fachada do Cubo Imagem: Divulgação

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

28/05/2015 17h40

O Itaú Unibanco, em parceria com o fundo de capital Redpoint e.ventures, anunciou nesta quinta-feira (28) o lançamento de um centro de empreendedorismo para abrigar e apoiar start-ups tecnológicas. O polo chamado Cubo deve ser inaugurado em setembro de 2015, na Vila Olímpia, em São Paulo.

O espaço com mais de 5.000 m² de área irá comportar 50 empresas, um público fixo de 250 pessoas e um flutuante de 200. A infraestrutura terá ambiente de coworking (escritório compartilhado), espaço para atividades multidisciplinares e um auditório para 130 pessoas, para aulas de educação empreendedora. 

“A inspiração vem do Vale do Silício, ambiente em que as pessoas trocam informações o tempo todo. O Cubo é um espaço aberto, sem fins lucrativos e será o ponto de encontro do empreendedorismo digital no Brasil para educar, inspirar e conectar pessoas”, afirma Flávio Pripas, diretor do projeto. 

O alojamento das empresas no espaço não será gratuito. Haverá a cobrança de uma taxa, ainda com valor indefinido, para manutenção do espaço. No entanto, áreas como cafeteria, salas de cursos e espaço para eventos serão abertos ao público, o que deve colaborar para o clima de trocas e interação entre empreendedores, segundo a proposta.

Seleção vai levar em conta impacto socioeconômico 

O projeto irá apoiar desde start-ups digitais em estágio avançado até empreendedores que precisam de incentivo para tirar sua ideia do papel, com oferta de infraestrutura, networking e conteúdo de educação empreendedora. 

Os critérios de seleção das start-ups vai levar em conta planos de negócios que ofereçam soluções tecnológicas de relevância para o mercado e que tenham potencial de transformação da sociedade. Pontos como capacidade de execução, alcance de escala também serão considerados. A  curadoria será realizada pela equipe do Redpoint e.ventures.

As empresas participantes receberão apoio de mentores especializados nos mais diversos temas e terão acesso a uma plataforma de educação empreendedora que prevê workshops, palestras e promoção de eventos para interessados no setor.

“A integração de empreendedores, investidores, mentores, pesquisadores e grandes empresas vai aumentar exponencialmente o potencial de sucesso das start-ups”, afirma Pripas.

Segundo o Itaú Unibanco, a iniciativa não tem objetivo de oferecer produtos financeiros às empresas contempladas. O banco será o sócio mantenedor e o principal provedor de recursos para o Cubo. O investimento na iniciativa não foi divulgado.