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Campanha do Sebrae aponta 5 motivos para comprar de micro e pequena empresa

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

05/08/2015 15h04

Para incentivar consumidores a comprar produtos e contratar serviços de pequenos empreendedores, o Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa) lançou nesta quarta-feira (5) o movimento Compre do Pequeno Negócio.

A campanha se apoia em cinco motivos para sensibilizar os compradores a priorizar as empresas locais: 

  1. É perto da sua casa
  2. É responsável por 52% dos empregos formais
  3. O dinheiro fica no seu bairro
  4. O pequeno negócio desenvolve a comunidade
  5. Comprar do pequeno negócio é um ato transformador

Para Luiz Barreto, presidente do Sebrae Nacional, "consumir de negócios vizinhos é um ato de cidadania". Segundo dados do Anuário do Trabalho, estudo realizado pela entidade em parceria com o Dieese, os micro e pequenos negócios correspondem a 95% das empresas do país, empregam 52% dos trabalhadores formais e geram 27% do PIB no Brasil. 

Movimento prevê eventos no dia 5 de outubro

O movimento estabeleceu o dia 5 de outubro como data oficial, aniversário do Estatuto da Micro e Pequena Empresa, quando haverá uma série de ações pelo país voltadas aos consumidores. Entre os eventos programados estão festival gastronômico no Rio Grande do Norte, corrida no Alagoas, passeio ciclístico na orla do Rio de Janeiro e sessões de cinema em Roraima. 

Para preparar as empresas para a data, o Sebrae irá realizar um mutirão nacional nos postos de atendimento durante a semana de 21 a 26 de setembro. Serão 410 pontos adicionais, 80 missões ou caravanas e mais de 20 mil cursos presencias e à distância. Mais informações podem ser vistas no hotsite www.compredopequeno.com.br

O Sebrae espera o engajamento de associações dos diversos setores produtivos, além da Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes) e da ABF (Associação Brasileira de Franchising). "Queremos que as associações pensem em ações criativas para incentivar o consumo em pequenos negócios. O objetivo é movimentar todos os segmentos", disse Barretto.

Ação se soma a iniciativas como Compro de Quem Faz

Bruno Caetano, superintendente do Sebrae-SP, diz que a iniciativa é um complemento a outras que já existem, como o movimento Compro de Quem Faz, que incentiva as pessoas a consumir peças direto dos produtores, principalmente artesãos. "Com isso queremos promover uma verdadeira integração para que pequenos negócios reajam diante da crise."

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