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Facebook faz tour para treinar empreendedor; veja dicas de negócios na rede

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/09/2015 06h00Atualizada em 21/07/2020 05h26

Especialistas em marketing digital do Facebook irão percorrer o país para oferecer treinamento grátis a pequenos empreendedores que desejam fazer negócios pela rede social. O projeto Impulsione o seu Negócio estreia nesta sexta-feira (11), em Campinas (SP), com palestras, oficinas e tira-dúvidas sobre vendas, marketing e relacionamento com clientes pelo Facebook.

O tour segue para Bento Gonçalves (RS), no dia 28 de setembro, e Boa Vista (RR), no dia 30 de outubro. As vagas são limitadas e é preciso fazer inscrição pelo site: www.fb.me/impulsione. Os temas são: como encontrar seu cliente e vender mais, como criar uma vitrine virtual, como desenvolver conteúdo relevante, anúncios e marketing digital.

O Facebook possui hoje 3 milhões de páginas de pequenas empresas, segundo Patrick Hruby, diretor-geral para micro e pequenas empresas do Facebook para América Latina. "No Brasil, 80% das pessoas estão conectadas a uma página de uma PME", diz. A rede social possui 96 milhões de usuários ativos no país.

Para a especialista em marketing digital Camila Porto, autora do livro "Facebook Marketing", empresários que não têm uma página da sua empresa no Facebook estão perdendo a oportunidade de conversar com os clientes e atrair novos consumidores. "O Facebook não é só uma ferramenta de entretenimento, é uma ferramenta de negócios", afirma.

Abaixo, a especialista dá cinco dicas para fazer negócios no Facebook.

1. Identifique a etapa em que está e o que pretende
Saiba o que pretende - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

O primeiro passo é fazer um diagnóstico do estágio em que a empresa está na rede e o que pretende com a sua presença: vai começar do zero ou já possui fãs? Quer construir a marca e tornar a empresa conhecida ou já possui uma base de admiradores e quer gerar vendas?

Porto diz que ter os objetivos claros é fundamental para traçar as estratégias que serão usadas na rede social: o tipo de conteúdo a ser compartilhado e as métricas adotadas para avaliar os resultados, que podem ser o número de curtidas ou o tráfego gerado no site da empresa, por exemplo.

2. Conheça as tendências da rede
Conheça tendências - Dado Ruvic/Reuters - Dado Ruvic/Reuters
Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Saber que tipo de conteúdo é mais valorizado pelo Facebook e seus usuários ajuda a aumentar a visualização das publicações, diz Porto. "Há algum tempo, as fotos tinham destaque. Hoje, o principal formato é o vídeo, que retém os usuários. A próxima tendência, que já está sendo testada, é a transmissão de vídeos ao vivo."

Ela diz que a qualidade dos textos, fotos e vídeos é importante, principalmente nas publicações relacionadas a produtos ou serviços da empresa, para não passar a imagem de amadorismo. "Mas a falta de equipamentos profissionais, por exemplo, não pode ser um limitador. Celulares hoje gravam vídeos com qualidade, é melhor isso do que não fazer nada."

3. Publique mais informação do que divulgação
Fale com clientes no Facebook - Impulso Digital - Impulso Digital
Imagem: Impulso Digital

A autora diz que, de cada 10 publicações na página da empresa, oito devem ser informativas, com conteúdo que ensine algo para os seguidores ou que traga dados relevantes para seu mercado, e apenas duas devem falar especificamente sobre produtos.

"É importante compartilhar conteúdo relevante para as pessoas para gerar engajamento. Elas não estão no Facebook para comprar, então, se ficar só na própria divulgação, a página se torna cansativa", afirma.

4. Tenha verba para anúncios, ainda que pequena
Verba para propaganda - UOL Host - UOL Host
Imagem: UOL Host

Porto diz que a concorrência entre empresas dentro da rede social é muito grande e que comprar anúncios é uma forma de se destacar. No entanto, ela afirma que, antes de anunciar, é importante saber quem é seu público e como chamar sua atenção para ter resultados.

Ela explica que é possível definir um orçamento diário para anúncios, por exemplo, R$ 5 por dia, ou um valor a ser gasto por determinado período, como R$ 2.000 para três meses de campanha. O anúncio pode ser direcionado aos usuários de acordo com os seus interesses (páginas que curtem) e a empresa pode escolher se ele vai aparecer no feed de notícias ou na barra lateral e para usuários de desktop ou celular.

5. Analise os resultados
Analise resultados - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Porto diz que a falta de análise dos resultados é o que faz as empresas desistirem do Facebook ou não verem seu valor para os negócios. Mas, com ferramentas grátis fornecidas pela rede social, é possível saber o que funciona e o que não funciona para a empresa.

"É possível saber que tipo de publicação gerou mais ou menos engajamento, quantos cliques ou vendas cada anúncio gerou. Além disso, os próprios comentários dos internautas nas publicações da empresa podem dar respostas do que eles acham do negócio ou do que desejam. Com isso, o empresário consegue saber o que dá certo e o que precisa ser adaptado na sua comunicação e na sua empresa."

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