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Hambúrguer do Nordeste com geleia de bacon quer chegar ao Sudeste neste ano

Larissa Coldibeli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/02/2017 04h00

Decididos a criar uma hamburgueria com conceito internacional em Natal (RN), os irmãos Jozimar Júnior, 33, e Frederico Lima, 37, uniram suas duas paixões –cinema e gastronomia– para criar, em 2013, a Wayne’s Burger Star, rede de franquias que possui 14 unidades no Nordeste. Com hambúrgueres gourmet que levam até geleia de bacon entre os ingredientes, faturaram R$ 36 milhões em 2016.

A inspiração para o nome veio do ator de filmes de faroeste John Wayne, ídolo dos sócios. “Assisti a todos os filmes dele na infância e adolescência. Mas também gosto do Bruce Wayne, do Batman”, diz Jozimar. Os sanduíches do cardápio são batizados com o primeiro nome de atores, como Tom (que pode ser Hanks ou Cruise) e Jennifer (Aniston ou Lawrence), por exemplo.

“É uma forma de nos aproximarmos dos clientes de maneira descontraída. Rende muitas brincadeiras”, diz o sócio. Os preços variam de R$ 8,90 (sanduíche Baconator) a R$ 35  sanduíche premium (com picanha, por exemplo). Eles vendem de 150 mil a 200 mil hambúrgueres por mês.

A meta para 2017 é chegar a 25 lojas e entrar também na região Sudeste. “Nascemos no Nordeste, mas não temos características regionais. Queremos atingir o país inteiro.”

Veja os dados da franquia, fornecidos pela empresa:

  • investimento inicial a partir de R$ 290 mil
  • faturamento médio mensal de R$ 175 mil
  • lucro médio mensal de 15% (R$ 26,2 mil)
  • retorno do investimento a partir de 24 meses

Referências discretas aos filmes para não ferir direitos autorais

As referências ao cinema não ficam só no nome da rede e dos sanduíches. Cada loja segue uma temática diferente: em Recife (PE), onde há frequentes ataques de tubarão nas praias, há uma unidade com decoração inspirada nos filmes de Steven Spielberg, diretor de "Tubarão". Também há lojas que homenageiam carros famosos do cinema e super-heróis.

“São pequenos elementos que fazem referência aos filmes, não usamos as marcas diretamente para não ferir direitos autorais”, afirma o empresário.

Desafio é competir com lanchonetes locais

Para o consultor especializado em franquias Luis Stockler, da BaStockler, o desafio da empresa é crescer competindo com hamburguerias locais.

"Em praticamente todo bairro, há uma hamburgueria, mas não há marcas de hamburguerias gourmet que cresçam como rede, exceto a Jhonny Rockets, de ambientação vintage, mas é uma marca americana, e o investimento é maior", declara. 

Ele diz que a ambientação diferente para cada loja é um ponto positivo, desde que crie uma identificação local, como faz a unidade da Wayne's em Recife. "Mas é importante que o cardápio e o serviço sejam iguais para manter o padrão de rede e o ganho de escala com fornecedores", afirma. 

O consultor cita como exemplo a rede internacional Hard Rock Cafe. "Eles foram um dos precursores a unir comida com cultura e, em cada loja, há elementos do rock mundial, mas também há referências a músicos locais, para criar identificação com o público da região."

Onde encontrar:

Wayne's Burger Star: www.waynes.com.br