IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vai contratar bufê? Veja 13 dicas para evitar e resolver problemas

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

13/10/2014 06h00

Contratar um bufê para fazer a festa de casamento, formatura ou aniversário requer alguns cuidados para evitar prejuízos. Recentemente, cerca de 40 casais foram prejudicados com o fechamento inesperado de um bufê em São Paulo.

De acordo com o Procon-SP, as reclamações contra esse tipo de evento acontecem todos os anos. No primeiro semestre de 2013, a instituição recebeu 625 reclamações. Neste ano, foram 418.

Segundo a assessora técnica do Procon-SP, Fátima Lemos, as principais críticas são relacionadas à má prestação de serviços, como servir comida e bebida de baixa qualidade ou estragada, ou até mesmo a não execução dos serviços (como falhas na filmagem ou nas fotos).

Além disso, problemas com contrato e cobrança indevida também motivam as reclamações.

Pesquisar a reputação da empresa é fundamental

Para evitar aborrecimentos, a dica é pesquisar bastante antes de contratar, o que inclui Procon, redes sociais e amigos. Deixe todas as orientações sobre a festa por escrito no contrato.

É possível consultar processos em nome da empresa nos Tribunais de Justiça de cada Estado. No Tribunal de Justiça de São Paulo, por exemplo, encontra-se o processo digitando o nome da empresa (escolha a opção nome da parte). 

O consumidor também pode verificar se a empresa está no cadastro de reclamações fundamentadas do Procon-SP (em outros Estados, os Procons igualmente podem ajudar: http://zip.net/bdpRSS)

Se a empresa fechar as portas e os donos sumirem, porém, o consumidor terá de procurar a Justiça para pedir indenização por perdas e danos.

Leia, a seguir, oito dicas para tentar evitar problemas e cinco sugestões sobre o que fazer quando já houver pontos pendentes.