Opinião

Twitter agora é 'X': superapp de Musk pode impulsionar bitcoin

A mudança do nome do Twitter para "X" está fazendo burburinho na internet, com a expectativa do mercado de que a rede social seja transformada em uma espécie de "superaplicativo" do Ocidente, assim como ocorre com o WeChat na China.

Nessa linha, quem pode se beneficiar da mudança são os entusiastas do bitcoin (BTC) e outras criptomoedas. Quer entender a relação entre o X e as criptos? Vem com a gente!

Elon Musk transforma o Twitter em "X"

No domingo (23), o empresário Elon Musk anunciou que mudaria o nome do Twitter para "X", o que ocorreu na segunda-feira (24). A mudança pegou todos de surpresa, tendo em vista que o nome "Twitter" está presente há anos no imaginário dos frequentadores de redes sociais.

A mudança não está apenas no nome, mas também no conceito do app: Musk afirmou que o X será o "aplicativo de tudo", ou seja, um ambiente no qual as pessoas conseguem interagir, publicar vídeos, fotos e textos longos e fazer transações.

Musk afirmou que, nos próximos meses, aumentará a capacidade de comunicação do aplicativo e que será possível "conduzir todo o seu universo financeiro" nele, incrementando o sistema de gorjetas que já existe no X.

Caso seja bem-sucedido na transformação, o X se tornará algo parecido com o WeChat e o AliPay, aplicativos populares chineses que integram funcionalidades de comunicação, pagamentos, transferências, serviços e delivery, entre outras.

O que o X tem a ver com as criptomoedas?

O X permite que os usuários deem gorjetas em bitcoin aos criadores de conteúdo da plataforma. Assim, com o aumento da capacidade de transferências que foi anunciado, é possível que o BTC seja implementado como uma moeda para ser utilizada amplamente pelos usuários.

Além disso, Musk declarou publicamente que possui investimentos pessoais nos criptoativos bitcoin, ether (ETH) e dogecoin (Doge); é comum o empresário falar sobre o tema nas redes sociais, com menções frequentes a Doge.

Continua após a publicidade

Por conta disso, especialistas acreditam que o bilionário pode implementar pagamentos com Doge e ETH nos próximos meses ao aplicativo, o que deve atrair atenção —e, possivelmente, compradores— para os criptoativos, conforme reportado pelo portal Coindesk.

Vale ressaltar que a Tesla, fabricante de carros elétricos de Musk, aceita pagamentos em bitcoin há anos e, inclusive, comprou US$ 1,5 bilhão da criptomoeda em 2021. Dessa maneira, não é irreal especular que o empresário tenha planos de incorporar pagamentos em criptoativos ao seu app.

Para se aprofundar no universo dos criptoativos, acompanhe os artigos do PagBank no UOL Economia!

Aulão "Quer ser milionário? Veja como investir e o que não te contam"

Ter R$ 1 milhão na conta é o sonho de muita gente. O que não te contam é que esse é um caminho que exige disciplina nos aportes e consistência nos seus investimentos. Também pode não ser para todo mundo, já que o valor a ser acumulado depende do seu padrão de vida - o importante mesmo é investir de acordo com os seus objetivos para conseguir realizar seus sonhos.

Para quem quer juntar dinheiro pensando no futuro, UOL tem um especial chamado "Quer ser milionário? Veja como investir e o que não te contam".

Continua após a publicidade

É uma série de três aulas ao vivo que começa no dia 27 de julho. Falaremos sobre como investir para conquistar seus sonhos, que erros devem ser evitados e como montar uma carteira de investimentos ideal para o seu perfil.

Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assinantes do UOL podem reassistir às aulas quantas vezes quiserem. Assine aqui e participe!

A última série do Papo com Especialista foi sobre como sair da poupança com segurança e ver seu dinheiro rendendo mais. Para saber mais, acesse "Como sair da poupança: Especial mostra passo a passo para investir melhor".

Quer investir melhor? Receba dicas no seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.

Continua após a publicidade

Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Deixe seu comentário

Só para assinantes