As ações mais recomendadas da semana para ficar de olho
Com a campanha política esquentando, apenas uma casa de investimentos está apostando nas ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) para o período que vai de 29 de agosto a 2 de setembro. A estatal tem sido classificada como uma escolha arriscada nesse período de propaganda política, pois o papel se torna mais sensível a declarações dos principais candidatos.
Analisamos sete carteiras de ações para identificar quais as melhores apostas para essa semana - e o que mudou desde a última semana.
Dentre as sete carteiras analisadas, a ação mais frequente é a da mineradora Vale (VALE3), apontada por três empresas. A aposta no ativo é considerada segura, pois costuma ser um papel que não varia muito de uma semana para a outra - embora no acumulado do ano esteja com queda de 13,59%.
Veja outras ações de destaque recomendadas por especialistas para ter na carteira esta semana.
Outras ações que se repetem são Santander (SANB11), Sabesp (SBSP3) e EDP Brasil (ENBR3), cada uma com duas indicações. Em comum, todas essas ações estão em alta nos últimos 30 dias. Santander vem há um mês recuperando as perdas do ano, com alta de 6,89%. Sabesp, que acumula alta de 21% no ano, só nos 30 dias passados subiu 8,42% e EDP está em alta de 4,29% no mesmo período.
Qual é a ação de destaque?
A aposta mais diferente da semana fica por conta de Irani Papel e Celulose (RANI3), indicada por duas empresas - embora uma outra corretora tenha também excluído a ação de sua seleção atual.
A ação RANI3 vem numa escadinha, subindo pouco a pouco ao longo do ano, com alta acumulada de 17,84%. Só no último mês foram 12% de alta.
Além disso, na semana passada a empresa lançou um programa de recompra de ações para adquirir até 9,83 milhões de papéis da companhia, o que equivale a 10% do total em circulação pelo mercado. A recompra vai até 17 de fevereiro de 2024.
O processo é um bom indicativo de saúde financeira de uma empresa. Muitas fazem a recompra quando consideram que o preço de suas ações está baixo. Então, elas aproveitam para investir em si próprias e comprar mais ativos. Geralmente, quando a recompra acontece, o preço das ações sobe o pagamento de dividendos é maior.
Warren
Na semana passada, a carteira da corretora ficou no negativo em 0,78% contra o avanço de 0,72% do Ibovespa. Agora, a Warren fez três trocas: saíram BrasilAgro (AGRO3), Eneva (ENEV3) e Cemig (CMIG4). A composição ficou assim:
Ativa Investimentos
Na semana passada, a carteira teve rendimento de 1,57%, acima dos 0,72% do Ibovespa. Mesmo assim, a empresa fez modificações. Saíram da carteira os papéis da Ambev (ABEV3) e da Gerdau (GGBR4). Foram incluídos os ativos dos laboratórios Fleury (FLRY3) e do banco Santander (SANB11). A seleção ficou assim:
Mirae Asset
A carteira teve uma alta de 0,51%, mas ficou abaixo do Ibovespa da semana (0,72%). Por isso, a carteira atual teve duas alterações: foram retiradas as ações da Fertilizantes Heringer (FHER3) e da Marfrig (BEEF3). Foram incluídos os ativos da fabricante de reboques Randon (RAPT4) e da empresa de mineração e metalurgia Ferbasa (FESA4). A seleção para esta semana é esta:
- BB Seguridade (BBSE3)
- Eletrobras (ELET6)
- Ferbasa (FESA4)
- Itaú (ITUB4)
- Multiplan (MULT3)
- Petrobras (PETR4)
- Randon (RAPT4)
- Sabesp (SBSP3)
- Santos Brasil (STBP3)
- Vale (VALE3)
BTG
A carteira do BTG ficou no vermelho em 1,15% na semana passada. Por isso, saíram a operadora de shoppings centers BR Malls (BRML3), a distribuidora de energia CPFL (CPFE3) e a rede de farmácias Raia Drogasil (RADL3). Entram Portobello, (PTBL3), Irani Papel e Celulose (RANI3) e Grupo Soma (SOMA3). Com as trocas, a carteira ficou assim:
Mycap
Na semana anterior, o desempenho foi melhor que o Ibovespa, com rentabilidade de 1,07%. Para esta nova semana, saíram do conjunto Irani Papel e Embalagem (RANI3), Petro Rio (PRIO3), JBS (JBSS3) e Klabin (KLBN11). A seleção ficou assim:
- Taurus Armas (TASA4)
- Vale (VALE3)
- Mahle Metal Leve (LEVE3)
- Wiz Soluções e Corretagem de Seguros (WIZS3)
- International Meal Company (MEAL3)
PagBank
A carteira fecha a semana com baixa de 4,35%. Para este novo período, saíram JBS (JBSS3) e os recibos de ações (BDR's) do McDonald's (MCDC34) e Pepsico (PEPB34). Entram Ambev (ABEV3), Hapvida (HAPV3) e Irani (RANI3). A composição ficou assim:
- Ambev (ABEV3)
- Blau Farmacêutica (BLAU3)
- EDP Brasil (ENBR3)
- Hapvida (HAPV3)
- Irani Papel e celulose (RANI3)
Terra Investimentos
Na semana passada, a valorização chegou a 0,80%. A empresa não fez alterações e está apostando nas mesmas ações:
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.