IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Apagão atinge capital e vários estados venezuelanos

27/06/2014 21h54

CARACAS, 28 Jun 2014 (AFP) - Um apagão foi registrado por algumas horas, na tarde desta sexta-feira, no leste de Caracas e em uma dezena de estados. O fornecimento de energia foi restabelecido na maior parte das áreas afetadas no começo da noite.

O corte de eletricidade teve início às 15h locais, e o serviço na capital começou a ser normalizado duas horas depois.

"Houve capacidade para recuperar com maior rapidez todas as linhas e o serviço (...) Em 99% da capital, da Grande Caracas, ele foi restabelecido, disse à noite o presidente Nicolás Maduro, em um pronunciamento na TV.

Nos outros estados afetados, entre eles Miranda, Carabobo, Falcón (norte e noroeste) e os da região andina (oeste), os avanços eram de 80% a 95% de recuperação, acrescentou Maduro.

Sobre as causas do corte generalizado, o terceiro na Venezuela em menos de um ano, ele disse que "serão investigadas a fundo, com objetividade", "as circunstâncias estranhas" que afetam o fornecimento de energia.

Em ocasiões anteriores, Maduro denunciou as falhas como uma sabotagem da oposição, embora, nesta ocasião, não tenha apontado responsáveis pelo problema, que, segundo o Ministério da Energia, aconteceu no estado de Aragua.

Maduro aparecia em rede nacional no momento do apagão, que não afetou a transmissão obrigatória, produzida em outra área da cidade.

No leste de Caracas, o metrô parou e pessoas ficaram presas em vagões dentro de túneis, enquanto outras voltaram a pé ou em transportes privados para casa. Também houve pessoas presas em elevadores nas áreas afetadas, mas não foram registrados incidentes graves.

Em 3 de setembro de 2013, foi registrado um grande apagão no centro-oeste da Venezuela, que afetou 70% do país por quatro horas. Em 2 de dezembro, um outro apagão atingiu principalmente a capital.

A maioria dos problemas costuma ser provocada por sobrecarga nas linhas de transmissão.



mb-sem/lb/lr