IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Guia supremo iraniano acusa Washington de não respetar acordo nuclear

20/03/2016 14h48

Teerã, 20 Mar 2016 (AFP) - O guia supremo do Irã, o aiatolá Ali Jamenei, acusou neste domingo os Estados Unidos de "não respeitar seus compromissos" tomados no acordo nuclear com as grandes potencias em julho de 2015.

"No acordo nuclear (...) os americanos não respeitaram seus compromissos, não fizeram o que tinham que fazer", declarou o guia no longo discurso em Mashhad (nordeste), durante a celebração do novo ano persa.

"Suspenderam as sanções em teoria, mas indiretamente impedem que a República Islâmica consiga seus objetivos", acrescentou.

"Dizem que suspenderam as sanções (...), mas atuam de um jeito que os efeitos do fim das sanções não se notam", insistiu.

O acordo histórico finalizado em julho de 2015 entre as grandes potências -entre elas os Estados Unidos- e o Irã sobre seu programa nuclear entrou em vigor em meados de janeiro, permitindo a anulação de grande parte das sanções internacionais contra Teerã.

Segundo o guia supremo, "o secretário (americano) do Tesouro trabalha noite e dia para que a República Islâmica não possa tirar vantagem do acordo nuclear", afirmou.

O guia supremo adverte sobre o risco de "infiltração" estrangeira em seu país desde o acordo e do desrespeito do pacto pelos países ocidentais, sobretudo os Estados Unidos.

sgh-stb/nbz/es/dmc/cc