IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Copom prevê reajuste de 5% no preço da gasolina para este ano

24/01/2013 09h48

SÃO PAULO – O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, em sua ata da última reunião, divulgada nesta quinta-feira (24), projetou um reajuste em torno de 5% no preço da gasolina para este ano de 2013.

Por outro lado, a entidade prevê uma redução de 11% nos preços da energia elétrica. Conforme infomou o Copom, "essa estimativa leva em conta os impactos diretos das reduções de encargos setoriais recentemente anunciadas, bem como de revisões tarifárias ordinárias programadas para este ano".

Já em relação ao preços da telefonia fixa, a projeção é de estabilidade, assim como nos valores do gás de botijão durante o decorrer do ano.

Preços administrados
Houve estimativa de reajuste para o conjunto de preços administrados para o acumulado de 2013: em 3%, ante a previsão de 2,4% da reunião realizada em novembro.

Para 2014, o percentual de aumento manteve-se estável ao considerado na penúltima reunião, em 4,5% de reajuste. Segundo a ata do Copom, esse número foi baseado em componentes sazonais, inflação de preços livres e inflação medida pelo IGP (Índice Geral de Preços).

Copom
O Copom foi criado em junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa básica de juros. Até o final de 2005, as reuniões do colegiado aconteciam com frequência mensal, mas, a partir de 2006, passaram a ocorrer aproximadamente a cada 45 dias, totalizando oito reuniões ao ano.

O modelo adotado no Brasil é similar ao do Federal Reserve, o banco central norte-americano, que tem no FOMC (Federal Open Market Committee) a centralização das decisões de política monetária, trazendo mais transparência ao processo decisório.

De acordo com o Banco Central, os objetivos do Copom são "implementar a política monetária, definir a meta da taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação". Vale lembrar que a taxa de juros fixada na reunião do colegiado é a meta para a Selic, que vigora no período até a próxima reunião do comitê.