IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Justiça de Pernambuco bloqueia milhões de contas da Petrobras

25/11/2014 18h06

SÃO PAULO - A Justiça de Pernambuco determinou nesta terça-feira (25) o bloqueio de contas da Petrobras (PETR3; PETR4) até o valor de R$ 126,66 milhões. O pedido foi movido pelo Sintepav-PE, que representa os trabalhadores da construção pesada no estado, na semana passada por conta da falta de pagamento dos funcionários da Refinaria Abreu e Lima contratados pela fornecedora Alumini. 

Segundo o jornal Valor Econômico, a juíza responsável pela decisão, Josimar Mendes da Silva, da 1ª Vara do Trabalho de Ipojuca (PE), disse que a fiscalização da Petrobras está "deixando a desejar", ao ponto de ter culminado no atual processo. A Petrobras tem uma dívida de R$ 1,2 bilhão com Alumini e que está prejudicando os cerca de 4.000 trabalhadores da obra. A fornecedora executa quatro obras para a estatal, incluindo a elaboração de projeto executivo e construção e montagem de cinco subestações de energia elétrica, além da refinaria da instalação de uma casa de força e uma unidade de ar comprimido na refinaria. 

Na decisão, a juíza considerou "o perigo da demora". Para a magistrada, os 4 mil trabalhadores foram atingidos pela supressão do pagamento de suas verbas de subsistência, estando a ponto de serem desalojados de suas instalações da obra e de não terem condições financeiras para retornarem às suas cidades de origem.