IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE reduz taxa básica de juros a 0,5%, nova mínima histórica

Do UOL, em São Paulo

02/05/2013 09h06

O Banco Central Europeu (BCE) reduziu as taxas de juros pela primeira vez em 10 meses nesta quinta-feira (2), levado a agir por uma economia em recessão e em meio a uma forte desaceleração da inflação.

O BCE reduziu sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para uma nova mínima recorde de 0,5%, em resposta a uma desaceleração na inflação para bem abaixo da meta, além do aumento do desemprego.

O corte era amplamente esperado, depois que o presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou no mês passado que o banco estava pronto para agir.

Dados econômicos durante o mês passado ajudaram a pressionar pela decisão, com o desemprego atingindo uma máxima recorde em abril, quando a inflação viu sua maior queda mensal em mais de quatro anos, para 1,2%.

"O BCE está agindo com cautela, embora eles saibam que o efeito deve ser limitado", disse o analista da Nordea Anders Svendsen sobre o corte.

"O importante para o mercado é o tom. Se o BCE apresentar outras medidas assim como ajudar os empréstimos às PME (pequenas e médias empresas), isso será positivo. Mas se eles disserem que o corte era tudo que eles tinham, eu acho que haverá desapontamento."

A forte desaceleração na inflação, ante 1,7% em março, pressionou o BCE a reuzir as taxas para honrar seu mandato de garantir estabilidade de preços, que é definida com a inflação próxima mas abaixo dos 2%.

A queda repentina nas pressões dos preços também levantou a possibilidade de o BCE ter que analisar ferramentas de política além das taxas de juros para conter mais desacelerações na inflação.

(Com Reuters)