IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fábrica em Osasco faz 40 barcos por ano; saiba como é a produção de um iate

Juliana Kirihata

Do UOL, em São Paulo

23/09/2016 06h00

Osasco, na Grande São Paulo, está cerca de 130 km distante do mar do Guarujá (SP). Mas é do centro dessa cidade que partem cerca de 40 barcos por ano para as praias do litoral paulista.

As embarcações luxuosas são construídas no estaleiro da Intermarine, instalado em um terreno de 50 mil m². A fábrica é dividida em seis setores: marcenaria, tapeçaria, elétrica, hidráulica, mecânica e serralheria. Lá são produzidas as estruturas, os móveis e até alguns itens de decoração para os barcos.

Segundo a empresa, o processo de fabricação de um iate leva geralmente de quatro a seis meses, mas pode chegar a um ano, dependendo do modelo. Depois de prontos, os barcos são levados até o Guarujá, onde são entregues aos clientes. O transporte até o mar é feito por rodovias e pode demorar até três dias.

A empresa não divulga o valor das embarcações, mas, em média, os clientes gastam R$ 6,5 milhões em uma compra. Como os barcos são feitos sob encomenda, é possível escolher, por exemplo, o número de quartos, a disposição dos móveis e detalhes do acabamento.

Quatro suítes e espaço gourmet

O Intermarine 80 é um dos iates produzidos na fábrica. Ele pode ter até quatro suítes, sala de estar e espaço com churrasqueira. Se o cliente preferir, pode incluir uma banheira de hidromassagem. 

Com 24,35 metros de comprimento e 6,35 metros de altura, o iate tem capacidade para 25 passageiros, incluindo a tripulação.

Iate tem quatro suítes e banheira de hidromassagem

UOL Notícias

Passeios e negócios

E qual o perfil do cliente que gasta R$ 6,5 milhões em um barco? "Geralmente são empresários, entre 35 e 65 anos, que querem usar o iate para lazer e, eventualmente, para negócios", diz o diretor de marketing da Intermarine, Allysson Yamamoto.

Segundo Yamamoto, o barco traz um clima "mais descontraído" para uma reunião. "Mas a maioria compra para agregar a família, porque o barco é um espaço menor que a casa", diz. Não se engane: um iate pode ser menor que a casa dos clientes da Intermarine, mas o modelo 80, por exemplo, tem 220 m² de área útil.

No fim de 2016, a empresa deve entregar seu maior iate, o Intermarine 95, com quase 30 metros de comprimento e 330 m² de área. O barco está em processo de construção na fábrica, que tem hoje 650 funcionários, 50 deles contratados só para a fabricação deste modelo.