IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações asiáticas caem após PMI fraco da China e de olho no BCE

Por Chikako Mogi

02/05/2013 07h42

TÓQUIO, 2 Mai (Reuters) - Dados industriais fracos da China reforçaram as dúvidas sobre a saúde das economias globais e pressionaram as ações asiáticas para baixo nesta quinta-feira, com investidores aguardando cautelosamente a reunião do Banco Central Europeu (BCE) que pode cortar os juros para apoiar o crescimento.

Nesta quinta-feira, o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) final do HSBC caiu para 50,4 em abril ante 51,6 em março, um pouco abaixo da leitura preliminar de 50,5, ao passo que novas encomendas de exportação caíram pela primeira vez neste ano.

Às 7h37 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,42%, com as ações australianas liderando o declínio, com queda de 0,7%. Os setores de materiais e energia tinham as maiores quedas do MSCI.

O índice Nikkei, do Japão, caiu 0,76%, levando à quarta sessão seguida de perdas, o que pode marcar a sequência mais longa de quedas desde novembro, pouco antes do primeiro-ministro Shinzo Abe iniciar suas promessas de campanha de políticas de expansionismo monetário e fiscal para impulsionar o crescimento.

Os mercados financeiros japoneses ficarão fechados na sexta e na segunda-feiras devido a feriados.

O índice de Seul encerrou em baixa de 0,34%, o mercado recuou 0,3% em Hong Kong, enquanto a Bolsa de Taiwan subiu 0,43%. O índice referencial de Xangai perdeu 0,17% e Cingapura avançou 1,02%.

(Reportagem adicional de Luke Pachymuthu em Cingapura)