IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Citigroup prepara venda de operação de banco de varejo no Japão, diz fonte

20/08/2014 08h11

TÓQUIO, 20 Ago (Reuters) - O Citigroup está se preparando para vender sua operação de banco de varejo no Japão, disse uma fonte com conhecimento direto do tema nesta quarta-feira, desistindo de uma incursão afetada por problemas regulatórios e fraqueza nos empréstimos.

A companhia que foi pioneira nos caixas eletrônicos 24 horas no Japão e o único banco estrangeiro a fazer uma incursão de grandes proporções em seu setor de bancos de varejo está jogando a toalha após falhar em ganhar escala o suficiente para justificar seus custos.

O Citigroup também sinalizou o desejo de reestabelecer o foco de sua estratégia internacional em mercados com crescimento em detrimento de mercados maduros e saturados como o japonês, onde está presente há mais de um século.

O Citi se aproximou dos três maiores bancos do Japão, Mitsubishi UFJ Financial Group (MUFG), Mizuho Financial Group e Sumitomo Mitsui Financial Group (SMFG) a respeito de uma venda, assim como de bancos regionais, disse a fonte, que não estava autorizada a discutir o assunto publicamente.

Um porta-voz do Citigroup se recusou a comentar. Representantes do MUFG e do Mizuho também não quiseram fazer comentários e um representante do SMFG não estava imediatamente disponível.

O banco norte-americano manterá as operações de banco de investimento e corporativo, assim como o negócio de trading no Japão, disse a fonte.

(Por Taiga Uranaka)