IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Juro médio cobrado pelos bancos sobe pelo 2º mês seguido, informa BC

26/03/2013 11h12

BRASÍLIA - A taxa média de juros das operações de crédito do sistema financeiro subiu em fevereiro para 18,7% ao ano, informou nesta terça-feira o Banco Central (BC). É a segunda alta mensal seguida, depois de dez meses consecutivos de queda.

No acumulado do primeiro bimestre, a alta é de 0,7 ponto percentual, pois em dezembro de 2012 a taxa média de juros estava em 18% ao ano - o menor patamar da série histórica.

Em 12 meses encerrados em fevereiro, a taxa média de juros caiu 5,1 pontos percentuais.

A alta da taxa média de juros das operações de crédito do sistema financeiro no mês passado foi puxada pelas operações direcionadas às famílias, cujo custo subiu 0,2 ponto percentual, para 24,9% ao ano. Para as empresas, a média se manteve no mesmo patamar de janeiro (14% ao ano).

Os dados do BC mostram que o custo do crédito direcionado é bem menor do que o dos empréstimos e financiamentos com recursos livres. A taxa média do crédito direcionado fechou fevereiro em 7,2% ao ano, ante 26,4% ao ano do crédito livre.

No crédito direcionado, a taxa média de juros das operações direcionadas às famílias e às empresas se manteve em 6,6% e 7,6% ao ano, respectivamente.

Nas operações com recursos livres, o custo do crédito em fevereiro se manteve em 18,9% ao ano para as empresas. Para as famílias, a taxa média nessas operações aumentou 0,5 ponto percentual para 35,1% ao ano.

O BC reformulou a metodologia da nota de crédito para também englobar informações das operações feitas com recursos de aplicação obrigatória pelos bancos, ainda que parte disso não seja concedida a taxas de juros reguladas. Antes, a autoridade monetária só divulgava as taxas médias de juros das operações do chamado "crédito referencial", um subconjunto que englobava todo o crédito livre menos operações de arrendamento mercantil e de crédito habitacional com taxas de mercado.