IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CVM nega pedido de registro de companhia aberta da Azul

Divulgação
Imagem: Divulgação

16/10/2013 09h00Atualizada em 16/10/2013 15h40

*texto atualizado com correção

O processo de registro de companhia aberta da aérea Azul está formalmente cancelado. O registro foi indeferido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em parecer com data de terça-feira (15) no site do órgão regulador do mercado brasileiro de capitais.

Em nota, a CVM afirma que "a empresa não cumpriu todas as exigências formuladas para a adequação de seu Estatuto Social".

Na semana passada, o presidente da Azul, David Neeleman, havia dito ao "Valor" que a Azul estava acompanhando o mercado e que a oferta de ações em Bolsa não deveria ocorrer neste ano, mas, "talvez", em 2014.

"A gente está esperando o mercado. Não sei [quando vai ser], você me fala como vai ser o mercado para os IPOs. Acho que não neste ano, que está fechando já, estamos em outubro. Talvez ano que vem", disse Neeleman, no dia 8 deste mês.

Um pedido de abertura de capital fora aberto em maio na CVM. Fontes de mercado estimavam em R$ 1 bilhão o valor que a operação poderia atingir.

Azul irá recorrer de decisão

A companhia aérea Azul vai apelar do parecer da CVM que indeferiu o pedido de registro de companhia aberta por meio de decisão da área técnica do orgão.

A quarta maior empresa no setor de transporte aéreo doméstico de passageiros diz que esse registro é requerimento necessário para um futuro pedido de oferta pública de ações (IPO).

"A companhia informa que vai apelar deste parecer junto à CVM, como é de seu direito pelas normas processuais da Comissão, pois acredita que a oferta pública das ações da companhia junto ao mercado brasileiro é uma oportunidade ímpar para o investidor", informou a empresa por meio de nota. "A Azul informa que mantém seus planos de realizar sua oferta pública de ações tão logo entenda como favoráveis as condições econômicas para sua concretização".

A Azul detém 17% do mercado brasileiro de transporte aéreo de passageiros, segundo dados da Agência Brasileira de Aviação Civil (Anac).