IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Marta entrega manifesto que pede 30% de mulheres no Congresso

26/03/2015 21h43


A senadora Marta Suplicy entregou nesta quinta-feira aos presidentes das duas casas do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros e deputado Eduardo Cunha, um manifesto de mulheres parlamentares de diferentes partidos políticos que pede maior número de cadeiras ocupadas por mulheres no poder legislativo.

Segundo Marta, a intenção é estabelecer uma cota de mulheres nas cadeiras ocupadas no Congresso Nacional e não apenas uma cota nas legendas, como funciona hoje. "As mulheres serão votadas e, entre as mais votadas, 30% entram", disse a senadora, que optou por não comentar a sua eventual saída do PT. "Esse é um tema que não é assunto hoje".

Segundo Marta Suplicy, a intenção é lutar também por um fundo partidário de acordo com o número de mulheres candidatas. "30% de mulheres candidatas, 30% do fundo partidário para as candidaturas femininas", afirmou. O evento ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

De acordo com a senadora, no ritmo atual, somente em 2114 serão alcançados os 30% de deputadas na Câmara dos Deputados e apenas em 2118 seria atingido o número correspondente de senadoras. "Com a cota de legenda, percebemos que em 20 anos ficamos na mesma, com 10% de presença na Câmara. Então, não está funcionando dessa forma", disse.

Segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros, a proposta é fundamental para igualarmos a participação. O Senado, afirmou ele, tem ajudado bastante, com uma comissão parlamentar mista de inquérito que materializou propostas e caracterizou também o crime de feminicídio. "E agora vamos fazer o que for preciso, contem conosco, para apoiamos a reserva de cadeiras para as mulheres porque isso, do ponto de vista da democracia, da representação é muito bom para o Brasil", disse Renan.