IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

BNDES assina acordo de cooperação com novo banco dos Brics

13/07/2015 09h20


Cerca de um ano após a idealização do banco de desenvolvimento dos Brics - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, assinou, juntamente com outros bancos de fomento dos países do bloco econômico, acordo de cooperação com a nova instituição, chamada de Novo Banco de Desenvolvimento (NBD).

O acordo estabelece as bases de relacionamento entre as instituições e foi firmado durante a 7ª reunião de cúpula dos Brics, na cidade russa de Ufá, na presença dos chefes de Estado dos cinco países.

Em nota, o BNDES informa que o acordo abre caminho para atuação conjunta em projetos de interesse conjunto dos países do bloco. "As partes envolvidas se dispõem a explorar possibilidades de cooperação na mobilização de re cursos para financiamento, cofinanciamento e estruturação de garantias em projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável", afirma o BNDES.

Segundo o BNDES, o foco da operação são projetos de inovação, tecnologia, eficiência energética, segurança ambiental e iniciativas de impacto social. Os projetos apoiados podem ser nos próprio países do bloco econômico ou em qualquer outro.

As formas de cooperação previstas são empréstimos, emissões de títulos, a criação de programas para apoio financeiro por meio de project finance, mas "as iniciativas terão de estar de acordo com os regulamentos específicos de cada instituição financeira signatária", informa o BNDES.

O acordo prevê ainda o intercâmbio de informações sobre projetos com potencial para serem apoiados. Além do BNDES, são signatários o Banco para o Desenvolvimento e Assuntos Econômicos Estrangeiros (Vnesheconombank), da Rússia, o Export-Import Bank da Índia, o Banco de Desenvolvimento da China (CDB, na sigla em inglês), e o Banco de Desenvolvimento da África Austral (DBSA, na sigla em inglês), da África do Sul.