IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

Copa no Qatar faz crescer busca por voos e fretamentos a partir do Brasil

Rua de Doha, no Qatar, ornamentada com bolas e bandeiras dos países classificados para a Copa do Mundo de 2022 - Igor Siqueira/UOL
Rua de Doha, no Qatar, ornamentada com bolas e bandeiras dos países classificados para a Copa do Mundo de 2022 Imagem: Igor Siqueira/UOL

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/10/2022 04h00

A Copa do Mundo do Qatar começa em menos de um mês, e a busca por voos para o país tem crescido. Em particular o fretamento de aviões tem tido uma alta na busca nos últimos meses.

Na plataforma de fretamento de voos executivos Flapper, houve, em setembro e outubro, um aumento de interesse em voos para o Qatar. Nesses dois últimos meses, foi registrado um aumento de 153% nas buscas comparado ao restante do ano. Também houve uma alta de 162% na busca por fretamento em relação ao mesmo período do ano passado.

Quanto custa? Um voo de ida para 12 adultos e duas crianças partindo de São Paulo rumo a Doha (capital do Qatar) na semana do início do torneio sai por volta de R$ 1 milhão. A viagem dura cerca de 15 horas.

Já um fretamento de um voo ida e volta, retornando na semana do fim da disputa, e transportando oito passageiros sai por cerca de R$ 3 milhões em um Gulfstream G650, um dos jatos mais caros da atualidade.

Voo regular: A Qatar Airways, que faz voos ligando o Brasil ao Qatar, opera hoje dois voos diários na rota e, no período da Copa, aumentará a frequência para três voos diários entre Guarulhos (SP) e Doha.

O avião utilizado é o Boeing 777, o que totaliza uma oferta de 7.434 assentos nos voos da empresa por semana.

A companhia também oferece pacotes oficiais para a Copa, com voos de ida e volta, além de hospedagem e ingressos para os jogos. Embora não revele a quantidade exata de pacotes vendidos, a empresa diz que o Brasil está entre os cinco países que mais adquirem esses combos para o evento.

Poderia estar melhor: Cláudio Brandão, gerente de atendimento da Pro Sky do Brasil, empresa especializada em fretamento em aviões de grande porte, diz que a busca de fretamento nesse segmento de aeronaves está bem baixa.

Isso se deve à logística da Copa, que terá grande parte dos jogos acontecendo em uma mesma cidade ou em locais a poucos quilômetros de distância uns dos outros, não ocorrendo voos internos no país.

Ao mesmo tempo, há uma oferta pequena de acomodação, e os valores estão bem altos, afirma o executivo. Com isso, muitos turistas estão buscando acomodações em outras localidades relativamente próximas, principalmente Dubai (Emirados Árabes Unidos).