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Veja dicas de como melhorar um site para a venda de franquias

Filomena Garcia

31/03/2015 06h00

Dividimos o site da franqueadora em três grandes áreas. Uma voltada para o consumidor dos seus produtos e/ou serviços, outra para a venda de franquias e a terceira, para nosso querido franqueado. Vamos falar primeiramente da área voltada à venda de franquias.

O site da franqueadora é a ferramenta mais eficaz na captação de candidatos, sendo a forma utilizada por um grande número dos candidatos a franqueados para obter informações da franquia e contatar a franqueadora. Mas, para que a rede possa se beneficiar desse recurso, é preciso ficar atento a alguns aspectos.

Em primeiro lugar, logo na home page do site institucional, a área destinada às informações da franquia deve estar bem visível, o que ajuda o candidato a encontrar rapidamente a informação que procura.

Nesse espaço, devem constar informações sobre o segmento de atuação da empresa, o histórico da rede, a listagem de produtos e serviços, os benefícios que a rede oferece a seus parceiros, as obrigações de franqueador e franqueados.

A seção também deve conter todos os números sobre o investimento (taxas, royalties, capital inicial, capital de giro, investimento em estrutura e maquinário, entre outros), as perguntas mais frequentes entre os candidatos e, também, em ordem cronológica, os próximos passos que ele deve seguir se quiser fazer parte da rede.

É interessante dispor ainda um questionário de pré-qualificação para que o candidato interessado possa entrar no processo de seleção. Enfim, as mesmas informações a serem incluídas em uma apresentação da franquia.

Entretanto, é preciso ressaltar que a internet possui uma linguagem própria e muito peculiar. Não basta simplesmente copiar as informações de uma apresentação e divulgar no site. Nesse meio, é preciso que a informação seja disposta de maneira mais clara e objetiva possível. Os textos devem ser curtos e muito diretos.

E qualquer tentativa de fugir do objeto da notícia pode ser vista pelo candidato com uma falha, o que poderá fazer com que ele perca o interesse pela informação, ou, mesmo, tenha uma imagem pouco profissional de sua empresa. Portanto, lembre-se de que, mais do que em qualquer outro lugar, na internet “menos é mais”.

Outro ponto importante a ser considerado é o perfil do visitante da área de franquias do seu site. O candidato à franquia não terá necessariamente o mesmo perfil dos clientes da sua empresa. Portanto, a comunicação e a linguagem que funcionam para todas as demais áreas do site podem não ser as mesmas desse espaço.

Afinal, ainda que o seu candidato à franquia tenha o mesmo perfil de seus clientes, ele irá visitar seu site com outros interesses e avaliará pontos que, como consumidor, talvez ele mesmo sequer prestasse atenção.