IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Por que as franquias sofrem menos com as oscilações da economia

Filomena Garcia

Colunista do UOL

14/04/2015 06h00

O mercado de franquias, se comparado a outros segmentos, vem tendo um desempenho muito acima da média, e muito acima do nosso PIB (Produto Interno Bruto), mesmo em tempos de incerteza econômicas, como temos vivido no Brasil, ou mesmo em momentos de crises globais.

Isso não quer dizer que o sistema de franchising seja imune às oscilações econômicas, é claro. Mas quais são então os principais motivos pelos quais as franquias conseguem se manter fortes, sofrendo menos oscilações do que outras empresas?

Primeiramente, temos muito mais “cabeças pensantes” nesse sistema, já que se trata de uma rede de empreendedores e empresários atuando e dividindo claramente as responsabilidades do negócio, cada um fazendo o seu melhor.

De um lado, há o franqueador, que está atento e alerta às grandes estratégias e ações; de outro, simultaneamente, está o franqueado, que concretiza essas estratégias e cuida com afinco do dia a dia do negócio.

O grande desafio das empresas, de um modo geral, é conseguir uma ótima execução da estratégia que foi desenhada. É nesse ponto que boa parte delas escorrega. A franquia, por contar com o franqueado, tem na execução da estratégia o seu grande diferencial, o que faz com que as redes também cresçam de uma forma mais ágil e estruturada, sofrendo menos com as oscilações da economia.

Outro ponto importante é a melhoria contínua. Para garantir o sucesso de uma rede em qualquer cenário econômico, é necessário buscar melhorar até aquilo que já parece estar bom o suficiente.

Momentos econômicos difíceis são tempos de muito trabalho. É tempo de rever processos para buscar novas oportunidades de melhoria, é tempo de unir toda a rede e usar a criatividade de todos em busca de novas soluções, é tempo de refazer as contas e buscar extrair o melhor resultado possível de cada colaborador e de cada unidade.

O franchising é um sistema que busca um aprendizado constante, onde todos trocam experiências e compartilham práticas vitoriosas. Esse é e sempre será o segredo do sucesso desse sistema, independentemente do momento da economia.