IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Seja flexível para ser bem sucedido

Marco Roza

Colunista do UOL

02/07/2014 06h00

Muitos empreendedores recém-chegados ao mundo dos negócios se inspiram no sucesso das empresas-referências através da performance de seus líderes.

Para eles (ou elas) o sucesso da Microsoft, por exemplo, se explicaria pela suposta genialidade de Bill Gates. Assim como Steve Jobs definiria a essência da Apple. E Eike Batista seria o responsável pelas dificuldades atuais das suas empresas.

Os líderes que têm suas histórias misturadas com os logotipos de suas empresas são, claro, determinantes. Mas se o empreendedor novato tentar se tornar o padrão único de seu novo negócio, enfrentará, provavelmente, desafios que poderão jogar por terra todo o esforço e capital investidos.

Porque empreender é muito mais do que chamar a si a responsabilidade total pelo negócio, mesmo que o risco inicial e final seja do proprietário da nova empresa.

Liderar um negócio (no início, na implantação e quando se confirmar o sucesso) tem a ver com as habilidades combinadas de um músico de jazz, de um maestro e de um surfista.

Como dono e jazzista, você mergulha nas melodias que emocionem o mercado mas se manterá sempre atento às improvisações dos seus parceiros e aliados da cadeia produtiva, que complementam suas habilidades de sensibilizar a freguesia.

Como proprietário e maestro, você buscará a cada instante harmonizar os talentos e os recursos à sua disposição para conseguir o grau máximo de eficiência de cada membro de sua equipe, para atingir o êxtase que sensibiliza o bolso de sua clientela.

Como surfista e apoiado na prancha de sua empresa, você sabe que as boas ondas não duram para sempre. Por isso, se mantém emocionalmente preparado para gerenciar expectativas e decepções. Pronto para levantar de cada tombo, imune aos arranhões, sempre abafando com suas risadas o barulho das ondas na praia.

E ao acumular alguns anos de sobrevivência descobrirá, talvez, que o seu sucesso não se define apenas pelo balanço final de sua empresa, pelo tamanho de sua sala ou pelo modelo do veículo estacionado na sua vaga exclusiva.

Maduro e experiente, você, por gentileza, até aceitará os cumprimentos de seus pares que insistirão em associar seu nome ao logotipo de sua empresa. Mas no fundo de sua alma, ainda atenta e serena, manterá em pulsação permanente sua flexibilidade: às vezes alma de maestro; outras vezes, de jazzista; e, em todas as situações, alma de surfista.