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É ainda possível inovar em sandálias de borracha tipo flip-flop?

Modelo tradicional da Havaianas - Divulgação
Modelo tradicional da Havaianas Imagem: Divulgação

Rose Mary Lopes

Colunista do UOL

19/09/2014 06h00

Quando são mencionadas as sandálias de borracha de tira, certamente fazemos a associação com as famosas Havaianas. Pela experiência, o modelo e imagem mentais nos remetem a esse tipo.

Assim, esta vinculação tão forte se constitui num obstáculo mental para a criatividade. Se lhe fosse dado o desafio de inovar, de propor um novo modelo de sandálias, provavelmente teria dificuldade em se liberar desse paradigma e começar o processo de brincar, testar e combinar os diversos elementos que as compõem.

Os elementos são solado, tiras, materiais, cores, estampas, acessórios e outros atributos. Mas, o que pode realmente vai nortear esta criação é a escolha do segmento ou nicho de público que o empreendedor visa.

Se este público for infantil, o empreendedor pode pensar em motivos que povoam a imaginação das crianças. Bichos, personagens, brincadeiras. Há tempos li que uma adolescente americana faturava centenas de milhares de dólares criando sandálias com estampas supercoloridas e desenhadas especialmente para estes clientes mirins.

No Brasil, a Grendene criou as sandálias Chinelo Peppa – uma porquinha querida--, voltada especialmente para crianças, preocupando-se também em dar mais segurança, com tiras mais grossas e elástico no tornozelo.

Caso o público escolhido seja de pessoas preocupadas com a preservação da natureza, a inovação deveria conter elementos de reciclagem e ou estampas que remetam a esses temas. Pois é, a Amazonas Sandals criou a linha Eco Rubber que tem esta pegada de luta pela natureza: usa 80% de materiais reciclados.

Aliás, a preocupação com a preservação da natureza pode ser tão intensa que o seu cliente prefira uma proposta como as sandálias com borracha Bio Rubber, que se degradam após 5 anos se enterradas ou com esse período de desuso. A Amazonas Sandals tem linha com borracha biodegradável.

Imagine agora que o segmento de público é o feminino. E, que a escolha seja a faixa etária de adolescentes sintonizadas com a moda, que adoram compor looks para as diferentes situações. Neste caso, a criação da sandália pode envolver a escolha de grife valorizada por elas. Novamente, o exemplo é da Amazonas Sandals com as linhas Planet girls e Planet star.

E, se o empreendedor escolher o público que ama pets? Consulte a Santa Pittanga, cujo lema é a arte aos seus pés. Há diversas opções de coloridas e vistosas sandálias bem femininas com estampas de diversas raças de cães e gatos ou de passarinhos.

Assim, a cliente pode optar entre sandália amarela com um yorkshire, uma pink com a imagem de um lhasa, uma verde com estampa de um gato tipo siamês ou uma roxa com um “bird”. Os chinelos Santa Pittanga focalizam mulheres “pet lovers”, oferecendo sandálias com detalhes de pitanga de borracha nas tiras.

Mas, você pode alvejar os homens. Suponha que escolha os amantes de surfe. A própria Havaianas, em 2005, lançou uma linha de sandálias voltadas para esse público. Com direito às propagandas criadas pela AlmapBBDO, as peças faziam alusão à mar, sol, viagens, praia e focavam jovens consumidores.

Entretanto, os homens também podem ser apreciadores de moda, de marcas e de times de futebol. As possibilidades são muitas, licenciamento de linhas criadas por estilistas, como associar o indivíduo e identificá-lo com seu time preferido ou marcas preferidas.

A criatividade pode levar a contestar o formato usual destes chinelos. Foi o que fez Moisés Dias Pena, que após trabalhar 18 anos como motorista de ônibus, em São Paulo, vislumbrou a possibilidade de criar sandálias com solado quadrado para que os dedos do pé tivessem mais espaço e ficassem mais distribuídos nele.

Cearense, viu em sua ideia a possibilidade de oferecer algo diferente e se tornou empreendedor. Inicialmente um negócio bem familiar, mas que está evoluindo. Fundou a Kuatro Kantos e tem investido para oferecer modelos customizados, sobretudo para mulheres.

Você já deve ter também observado que existem Chinelarias, pequenos quiosques em que o cliente escolhe a sandália de borracha, bem como a estampa que deseja ver impressa na hora. Deste modo, sai dali com uma sandália personalizada.

E a lista de inovações pode continuar. Há sandálias descartáveis, oferecidas e usadas, por exemplo, em salões de beleza para as clientes que fizeram os serviços de pedicure. O importante é definir o público-alvo e conhecer muito bem suas necessidades e seus desejos.

Então, a lição é não se deter ante modelos e bloqueios mentais. Questione, procure se libertar de amarras. Deixei sua imaginação fluir, faça uma tempestade de ideias. Convide outras pessoas a participar com você. Lance-se o desafio de fazer melhor, mais bonito, de modo diferente, único. Tente substituições, adições, simplificações e novas combinações. E ouse!