IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Governo autoriza importação de agrotóxicos contra lagarta helicoverpa

Do UOL, em São Paulo

07/11/2013 13h07

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) autorizou nesta quinta-feira (7), em caráter temporário e emergencial, a importação de agrotóxicos que tenham como ingrediente ativo o benzoato de emamectina, substância não autorizada nas lavouras do Brasil em situações normais.

A medida é parte do plano de supressão à lagarta Helicoverpa armigera, que tem atacado lavouras de soja, milho, algodão, entre outras.

Na safra passada, a praga provocou prejuízos estimados em R$ 2 bilhões em lavouras de algodão no oeste da Bahia.

Os detalhes do combate à praga foram publicados pelo ministério na portaria 1.109/13 no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

As medidas de defesa sanitária vegetal listadas no texto incluem o uso de cultivares que restrinjam a praga, janelas de plantios específicas para combater a lagarta, vazio sanitário, controle biológico e controle químico.

Em março, o Ministério da Agricultura  havia liberado a importação de defensivos contra a helicoverpa, mas o Ministério Público conseguiu suspender o uso dos produtos por falta de autonomia do primeiro.

Entretanto, um decreto presidencial publicado no fim do mês passado deu poderes ao Mapa para declarar situações de emergência fitossanitária e permitir importações de produtos ainda não autorizados no país. Nesta semana, o ministério declarou situação de emergência sanitária no oeste da Bahia e passou a autorizar o uso desses agrotóxicos. Com o decreto de hoje, a liberação para a importação foi oficializada.

A autorização vai vigorar enquanto perdurar a situação de emergência fitossanitária.

(Com Valor)