Empresa dona de Sadia e Perdigão vai cortar até 30% dos produtos em 2014
A BRF --empresa que é dona de marcas como Sadia, Perdigão e Batavo-- planeja cortar entre 20% e 30% da sua linha de produtos, tirando das prateleiras aqueles que vendem menos e "turbinando" os mais populares entre os consumidores.
"Nossa linha de nuggets, por exemplo, tem cinco sabores, mas apenas três (tradicional, crocante e queijo) vão bem. Então, se for o caso, podemos tirar dos pontos de venda os de sabores presunto e legumes, que não representam muito em termos de vendas", disse Rodolfo Torello, diretor de marketing da companhia.
A empresa não revela, ainda, a lista dos produtos que poderão sair de linha. Nessa seleção, serão considerados também fatores regionais.
"Ainda é prematuro para falar sobre o impacto disso na receita da empresa, mas sabemos que há produtos que vão melhor em uma região e em outras não. O que vai bem vai continuar", segundo a vice-presidente de marketing e inovação, Sylvia Leão.
Número de lançamentos será menor
Outra medida anunciada pela empresa é a redução do número de lançamentos por ano.
De acordo com Sylvia Leão, até o começo deste ano, a empresa apresentava uma linha de produtos a cada cinco dias e, a partir de 2014, serão apenas três períodos para mostrar novidades durante o ano. A empresa não informou quais seriam esses períodos.
"Vamos lançar cerca de 150 novidades [itens] em 2014, o que representa um terço do que a empresa lançava", afirmou.
A BRF explica que cada linha de produto lançada pode ter mais de um item, considerando sabores diferentes, por exemplo.
Mesmo com estes cortes de custos, a BRF afirma que as medidas não significam que a empresa terá um faturamento menor. "A perspectiva é positiva, mas não será explosiva", diz Leopoldo Saboya, vice-presidente de finanças da companhia.
Em novembro, a empresa anunciou a produção de 12 milhões de unidades de produtos destinados à ceia do Natal e à celebração do Ano Novo.
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