IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

A Companhia

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ações da Totvs acumulam alta no ano; é hora de investir?

Canaltech
Imagem: Canaltech

Colaboração para o UOL, de São Paulo

26/04/2022 09h00

Esta é uma versão online resumida da edição desta semana da newsletter A Companhia, que detalha os dados de uma empresa em destaque no mercado. Para assinar o boletim semanal e ter acesso ao conteúdo completo, clique aqui.

O destaque da semana na newsletter A Companhia é a Totvs (TOTS3), selecionada por Sérgio Berruezo, analista de research da Ativa Investimentos.

O especialista ressalta que o grupo opera majoritariamente em ERP (sistema integrado de gestão, feito por meio de softwares), um segmento maduro, mas recentemente adquiriu empresas para entrar em outros negócios com maior potencial de crescimento.

Após fecharem 2021 praticamente estáveis, com alta de apenas 0,72%, as ações da Totvs acumulam valorização de 25,7% neste ano, até o dia 19 de abril.

Saiba mais sobre a Totvs

A empresa é líder em sistemas e plataformas para gestão de empresas.

O grupo ocupa o primeiro lugar em ERP no Brasil, com mais de 46% de participação de mercado, e detém uma fatia de 30% na América Latina, de acordo com estudo do Gartner.

A companhia atua principalmente no mercado interno, mas possui clientes em mais de 40 países.

Por que as ações da Totvs são uma oportunidade para investir?

Segundo Berruezo, a empresa combina substancial geração de caixa de seu negócio de gestão com o alto potencial de crescimento dos segmentos de "Business Performance" (apoio para elevar as vendas, competitividade e desempenho dos clientes) e "Techfin" (soluções de crédito e pagamentos por meio de tecnologia e dados).

Pontos a favor

  • Posição de liderança histórica em ERP (sistema integrado de gestão, feito por meio de softwares) no país, negócio cujas receitas são reajustadas pela inflação, o que o torna atrativo no cenário atual. Além disso, apresenta sólida geração de caixa no ramo de gestão;
  • Possui excelente aproveitamento em processos de aquisição e integração (como nos casos da RM e Datasul, por exemplo), e a Ativa acredita que o mesmo acontecerá com as empresas recém-compradas (a RD Station, companhia de automação de marketing digital, e a Supplier, que inaugurou o segmento de crédito, serviços financeiros e pagamentos da Totvs);
  • Mercado de softwares de gestão ainda tem baixa penetração no Brasil e pode se beneficiar bastante do crescimento econômico futuro, à medida que novas empresas evoluem e precisam se profissionalizar.

Pontos contra

  • Possível evolução abaixo da expectativa das novas empresas do grupo, RD Station e Supplier, bem como da Techfin, pode prejudicar a tese de crescimento da Totvs e pressionar suas ações;
  • Um portfólio ruim de crédito, especialmente em um momento econômico desfavorável, pode causar inadimplência e motivar a queda das ações da companhia;
  • O setor de tecnologia é mais sensível a alterações nas taxas de juros. Novas sinalizações de aperto monetário podem acarretar desvalorizações de papéis de empresas do segmento, entre as quais a Totvs.

Exclusivo: Análise gráfica, avaliação de preço e perfil de investidor

Acesse a versão integral da newsletter A Companhia para ver as perspectivas da empresa no médio e longo prazo e saber para que perfil de investidor esta ação é mais indicada. Veja também se ela está barata ou cara e quais os valores de compra e venda recomendados por uma análise gráfica exclusiva.

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

Quer mais análises de investimentos? Na newsletter, você confere outros conteúdos exclusivos sobre oportunidades na Bolsa.

Assinante UOL tem acesso a todos os conteúdos exclusivos do site, newsletters, blogs e colunas, dicas de investimentos e mais. Para assinar o boletim A Companhia e conhecer nossas outras newsletters, clique aqui.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.