IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

A Companhia

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lucro da Vibra Energia sobe 85%, mas ação cai 14%; é hora de investir?

Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo
Imagem: Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/09/2022 09h00

Esta é parte da newsletter A Companhia, enviada hoje (12), que analisa se é o momento ou não de comprar ações da Vibra Energia e traz os pontos positivos e negativos da empresa. Na newsletter completa, apenas para assinantes, veja perspectivas da empresa, para qual perfil de investidor é indicada, se ela está barata e quais os valores de compra e venda recomendados. Quer receber a edição completa no seu email na semana que vem? Clique aqui.

****

Nesta semana, o destaque na newsletter A Companhia é a Vibra Energia, escolhida por Matheus Jaconeli e Bruna Sene, analistas da Nova Futura Investimentos.

A empresa, antiga BR Distribuidora, foi privatizada no ano passado, reposicionando-se no mercado como um grupo de energia, e não só de combustíveis.

No mês passado, a companhia divulgou um lucro líquido de R$ 707 milhões relativo ao segundo trimestre, com alta de 85% frente a igual período de 2021. A receita líquida atingiu R$ 47,2 bilhões, volume 62,5% maior no comparativo anual.

Neste ano, as ações da Vibra Energia (VBBR3) acumulam perda de 14%, até 8 de setembro, segundo informações do TradeMap, hub independente do mercado financeiro.

"Há bastante espaço para a recuperação dos papéis", diz Jaconeli. No ano passado, os papéis subiram 5,6%.

Saiba mais sobre a Vibra Energia

Com 50 anos de experiência, a companhia é líder no mercado de distribuição de combustíveis e lubrificantes no país, em volume de vendas.

A empresa mantém, por meio de um contrato de licenciamento, a bandeira Petrobras em sua rede de quase 8.000 postos espalhados pelo Brasil. Possui também as lojas de conveniência BR Mania e os centros automotivos Lubrax+.

Em seu site de relações com investidores, a Vibra afirma que irá privilegiar a transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis.

Por que as ações da Vibra Energia são uma oportunidade para investir?

Jaconeli destaca que a companhia é a mais bem posicionada para o cenário de queda nos preços dos combustíveis -o que é positivo pelo lado da oferta, uma vez que seus custos diminuem.

Além de sua participação e diversificação de mercado, a Vibra possui uma grande estrutura para apoiar a demanda, em um momento em que a economia brasileira começa a melhorar, por mais que a taxa de crescimento esperada para o ano que vem seja baixa"
Matheus Jaconeli, analista da Nova Futura Investimentos

Ele lembra que, no início de setembro, o Boletim Focus do Banco Central apontou expectativa de aumento de 0,47% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, ante previsão de 0,37% no levantamento anterior.

Pontos a favor

  • Bom posicionamento no mercado de distribuição de combustíveis, podendo se beneficiar da queda de preços;
  • Opção de o investidor aproveitar o crescimento da economia brasileira sem se expor a setores mais arriscados.

Pontos contra

  • Eventual nova escalada dos preços do petróleo, tendo em vista que a entidade que reúne os países exportadores (Opep) não planeja aumentar a oferta da commodity;
  • Manutenção do conflito entre Rússia e Ucrânia pode manter os preços dos combustíveis elevados no Brasil, mesmo havendo espaço, internamente, para novas reduções;
  • Piora nas perspectivas em relação à atividade econômica do país em 2023.

****

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.