Vale a pena deixar dinheiro na poupança?
A poupança ainda é um dos investimentos preferidos dos brasileiros. Por ser fácil de investir, prática de sacar e não ter cobrança de imposto de renda nos rendimentos, a maioria das pessoas confiam muito nela. Mesmo com essas facilidades, a poupança tem alguns problemas que atrapalham o seu dinheiro de crescer todos os meses.
Para avaliar se a poupança é um bom investimento, vamos começar analisando o seu rendimento. Existe uma regra criada pelo governo para o rendimento da poupança. Para qualquer cenário, o tesouro Selic, que é a alternativa do governo para a poupança, sempre irá render mais.
Rendimento
Hoje a poupança rende 70% da taxa Selic mais a taxa referencial (TR). Esta taxa no momento rende 3% ao ano e a TR está no valor de 0. A Selic é a taxa básica de juros do Brasil e é uma das ferramentas do governo para controle da inflação e estimulação da economia.
Com isso claro, o rendimento da poupança é de 70% da taxa Selic (3%), dando o valor de 2,1% ao ano. Isso é o que vai cair na sua mão já sem desconto de imposto de renda. É um rendimento bastante baixo, porém é justificado pela crise causada pelo corona vírus.
Desvantagens
Apenas analisando a taxa já é possível ver a desvantagem de deixar dinheiro na poupança, porém existem outros detalhes sobre ela que só pioram ainda mais a sua situação. A poupança rende apenas no seu aniversário, ou seja, o rendimento dela só cairá na sua conta após completar o prazo de um mês inteiro desde o dia que você fez o depósito do seu dinheiro.
Se o depósito foi feito dia 5, somente no dia 5 de todos os meses subsequentes é que você irá receber o rendimento do mês anterior. Se desejar retirar o valor antes disso, perderá todo o rendimento. O provento que não será perdido é dos meses passados que já fizeram aniversário.
Segurança
Além disso, a poupança não é o investimento mais seguro do Brasil como muitos ainda acreditam. A segurança está atrelada a saúde financeira do banco e do fundo garantidor de crédito (FGC) que assegura depósitos de até 250 mil reais por CPF por instituição financeira caso o banco venha a falência.
Existem algumas opções de investimentos similares a poupança que rendem mais e são tão seguros quanto, como o tesouro Selic e os CDBs. Para ter acesso a esses dois, basta abrir uma conta em uma corretora de valores.
Melhores opções
O tesouro Selic é o investimento mais seguro que temos e o rendimento dele é o mesmo da própria taxa Selic, 3% ao ano. Apesar de haver cobrança de IOF nos primeiros 30 dias de depósito e também ter o desconto do imposto de renda sobre o lucro, no longo prazo o tesouro Selic acaba rendendo mais, pois não tem a regra do aniversário.
Uma outra opção para quem deseja fazer com que o seu dinheiro renda bem são os CDBs. É necessário atentar-se ao vencimento desse tipo de ativo, pois em alguns casos você conseguirá resgatar seu dinheiro apenas na data final dele, o que pode ser daqui 6 meses ou 3 anos.
Se está atrás das facilidades que a poupança proporciona, porém deseja um rendimento maior, procure por CDBs de liquidez diária e pelo tesouro Selic. Ambos são ótimos investimentos para o curto prazo e não exigirão um valor alto para que você comece a investir bem o seu dinheiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.