Vale a pena investir com pouco dinheiro?
Os investimentos estão cada vez mais baratos e acessíveis nos últimos anos. Com menos de R$ 100 você consegue acessar os melhores investimentos de renda fixa e renda variável. Mesmo com todas essas facilidades, uma das perguntas que eu mais recebo é: "Será que vale a pena mesmo investir com pouco dinheiro?".
Grande parte dos brasileiros atualmente não consegue investir, então qualquer quantia que guarde mensalmente já deixa você acima da média. O fato de ter um dinheiro guardado para salvá-lo de emergências ou problemas vai facilitar muito a sua vida e vai tirar suas grandes dores de cabeça.
Três fatores
Quando pensamos em investimentos e aumento do patrimônio, sempre precisamos ter em mente que são 3 os fatores que fazem a diferença nesse momento, e são os mecanismos por trás dos juros compostos: a rentabilidade dos seus investimentos, o tempo que você investe e o quanto investe mensalmente.
Os 2 primeiros fatores, rentabilidade e tempo, podem compensar o fato de investir pouco dinheiro, porém eles são limitados. Você pode aumentar a rentabilidade dos seus investimentos, mas se fizer isso da maneira errada, acaba correndo riscos demais e pode perder dinheiro.
O tempo é o fator mais forte
O tempo é o fator mais forte quando falamos de juros compostos, porém temos de lembrar que por enquanto não é possível voltar no tempo nem avançar nele. Por isso, o fator mais controlável dentre os 3 dos juros compostos é o valor investido mensalmente.
Se você investe pouco dinheiro, não pode esperar um milagre com seus investimentos. Vai ter de superar essa dificuldade aumentando a rentabilidade das suas aplicações ou o tempo investido.
Por isso recomendo para quem está investindo pouco dinheiro hoje que mude o foco. Em vez de guardar esse dinheiro em um investimento que vai usar daqui 20-30 anos, use-a para alavancar você em seu negócio e sua profissão.
Melhore sua qualificação
Vale muito mais a pena usar o dinheiro que usaria para investir e dedicá-lo para melhorar a sua qualificação profissional ou empresarial e aumentar seus ganhos para aí poupar mais mensalmente do que passar por apertos hoje para investir pouco.
Fazendo isso, você não só aumenta o seu patrimônio no longo prazo, mas também consegue aumentar seu padrão de vida e deixar seu orçamento mais folgado para eventualidades e problemas que costumam surgir no seu dia a dia.
Se for seguir por esse caminho, é muito importante que tenha pelo menos a reserva de emergência bem estruturada. É ela que vai servir de apoio caso você tenha algum imprevisto e vai salvá-lo de empréstimos e dívidas desnecessárias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.