IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Vale a pena investir com pouco dinheiro?

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

16/10/2020 04h00

Os investimentos estão cada vez mais baratos e acessíveis nos últimos anos. Com menos de R$ 100 você consegue acessar os melhores investimentos de renda fixa e renda variável. Mesmo com todas essas facilidades, uma das perguntas que eu mais recebo é: "Será que vale a pena mesmo investir com pouco dinheiro?".

Grande parte dos brasileiros atualmente não consegue investir, então qualquer quantia que guarde mensalmente já deixa você acima da média. O fato de ter um dinheiro guardado para salvá-lo de emergências ou problemas vai facilitar muito a sua vida e vai tirar suas grandes dores de cabeça.

Três fatores

Quando pensamos em investimentos e aumento do patrimônio, sempre precisamos ter em mente que são 3 os fatores que fazem a diferença nesse momento, e são os mecanismos por trás dos juros compostos: a rentabilidade dos seus investimentos, o tempo que você investe e o quanto investe mensalmente.

Os 2 primeiros fatores, rentabilidade e tempo, podem compensar o fato de investir pouco dinheiro, porém eles são limitados. Você pode aumentar a rentabilidade dos seus investimentos, mas se fizer isso da maneira errada, acaba correndo riscos demais e pode perder dinheiro.

O tempo é o fator mais forte

O tempo é o fator mais forte quando falamos de juros compostos, porém temos de lembrar que por enquanto não é possível voltar no tempo nem avançar nele. Por isso, o fator mais controlável dentre os 3 dos juros compostos é o valor investido mensalmente.

Se você investe pouco dinheiro, não pode esperar um milagre com seus investimentos. Vai ter de superar essa dificuldade aumentando a rentabilidade das suas aplicações ou o tempo investido.

Por isso recomendo para quem está investindo pouco dinheiro hoje que mude o foco. Em vez de guardar esse dinheiro em um investimento que vai usar daqui 20-30 anos, use-a para alavancar você em seu negócio e sua profissão.

Melhore sua qualificação

Vale muito mais a pena usar o dinheiro que usaria para investir e dedicá-lo para melhorar a sua qualificação profissional ou empresarial e aumentar seus ganhos para aí poupar mais mensalmente do que passar por apertos hoje para investir pouco.

Fazendo isso, você não só aumenta o seu patrimônio no longo prazo, mas também consegue aumentar seu padrão de vida e deixar seu orçamento mais folgado para eventualidades e problemas que costumam surgir no seu dia a dia.

Se for seguir por esse caminho, é muito importante que tenha pelo menos a reserva de emergência bem estruturada. É ela que vai servir de apoio caso você tenha algum imprevisto e vai salvá-lo de empréstimos e dívidas desnecessárias.

Descomplique: Walt Disney ensina que é preciso investir no seu talento

UOL Notícias