Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Conselhos para quem está começando a investir agora
Quem começa a investir fica perdido em um mar de informações, dicas e orientações. Você vê em um lugar que o investimento a é bom e em outro, diz que somente o investimento b que presta. É fácil ficar assustado e com a sensação de que está fazendo algo de errado neste início. Por isso, separei alguns conselhos que podem ajudar você a ficar mais tranquilo com seu dinheiro e evitar entrar em roubadas.
Cuidado com as dicas de influencers
Com a proliferação de redes sociais, hoje qualquer pessoa que entende um pouco mais de investimentos já se sente capacitada para abrir um perfil no Instagram e começar a dar dicas de melhores ações ou dos ativos imperdíveis do momento.
Muito cuidado com isso! Bons educadores financeiros são aqueles que ensinam a pescar, ou seja, ensinam você a fazer suas escolhas de investimentos com base em critérios bem definidos. Ficar dependendo de dicas ou de recomendações não vai trazer a segurança necessária para o longo prazo.
Aprenda a pescar
Somente entendendo qual é a lógica da recomendação ou fazendo escolhas de forma independente é que se aprende a investir com confiança. Aprenda a pescar e não espere vir o peixe de mão beijada.
Além disso, tome muito cuidado com influenciadores que recebem patrocínios de bancos ou corretoras de investimentos. Muitas vezes a instituição paga para que esses produtores de conteúdo falem bem de produtos financeiros que não são tão bons para você, porém são excelentes para a corretora ou o banco. Não confie cegamente nas recomendações. Pesquise antes de aplicar em qualquer ativo.
Cuidado com as recomendações da corretora/assessor de investimentos
Às vezes, corretoras e assessores de investimentos podem atrapalhar mais do que ajudar. Não é algo incomum eu receber relatos de clientes que foram orientados a colocar o dinheiro em aplicações cheias de taxas de administração ou com baixa rentabilidade. Nesses casos, a única pessoa que ganha é a própria corretora.
É claro que não dá para generalizar essas recomendações. Existem instituições e profissionais que fogem dessa regra e olham para o lado do cliente, porém recomendo que você sempre faça a lição de casa e estude onde vai colocar a sua grana.
Investimentos não devem dar dor de cabeça
Se os seus investimentos não deixam você dormir à noite, está na hora de rever sua alocação. A tranquilidade com seus ativos é fundamental para você se manter fiel ao seu objetivo no longo prazo.
Evite especular na bolsa e buscar aplicações que têm mais riscos do que a média dos investimentos similares e disponíveis. Vale muito mais a pena você se dedicar ao seu trabalho e ficar dormir tranquilo à noite do que arriscar perder muita grana com a promessa de lucros rápidos.
Cuidado para não se arriscar mais do que deveria e assim acabar ficando desamparado e desesperado quando seus investimentos começarem a oscilar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.