IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cuide do seu dinheiro assim como você cuida da sua dieta

25/05/2021 04h00

Economizar dinheiro é como uma dieta. Sabemos o que tem que ser feito, temos ciência de que não podemos consumir mais do que ganhamos, mas mesmo assim, na hora de colocar em prática, não fazemos nada daquilo e tudo dá errado.

"Vou economizar e investir pensando na minha aposentadoria". Basta uma saidinha inocente de casa que já vira motivo para compras impensadas e itens supérfluos que você nunca nem pensou em ter antes de vê-los. Separei 3 erros de quem não consegue guardar dinheiro, as principais desculpas e como não entrar em uma cilada.

Não faça sobrar dinheiro

Passar o mês esperando que sobre dinheiro no final é completamente errado. Sabe por quê? Nunca sobra! Se você quer ter dinheiro sobrando mesmo, seja para investir ou gastar em outra coisa que já estava planejando, tem que fazer com que sobre dinheiro no começo do mês, assim que recebe seu salário.

É simples: caiu o salário na conta, já transfira o valor que deseja guardar na hora para sua poupança ou outro investimento. Alguns bancos disponibilizam essa opção de transferência automática, é a poupança automática. Desse jeito não corre o risco de ficar com fome de gastar esse dinheiro.

Vá se divertir

Qual é a primeira coisa que as pessoas fazem quando precisam economizar? Cortam toda a diversão possível: cinema, a cervejinha no final de semana, a saída com os amigos, ou seja, cortam tudo que é bom!

É obvio que realizar todo esse sacrifício tem tudo para dar errado. Nunca, mas nunca mesmo, corte todo o seu lazer para poder economizar mais dinheiro. Isso pode dar certo por 1 ou 2 meses, mas logo depois você já está odiando esse negócio de economizar e só de pensar nisso já vira a cara, tamanho o trauma que ficou.

É como tentar emagrecer tomando apenas água com limão e sopa durante todo o dia. Pode funcionar por um tempo e até pode dar um pouco de resultado, mas no longo prazo o dano pode ser ainda maior.

Na hora que for cortar os gastos no planejamento financeiro, comece antes com os gastos que temos todos os meses, os gastos fixos. Procure um pacote de telefone mais barato e tente diminuir a conta de luz. Essas coisas são mais fáceis de cortar. Vá apertando em outros lugares antes de chegar à diversão.

Saiba o que você quer

Assim como quando estamos perdendo peso é importante colocar um objetivo para isso, por exemplo andar 5 quilômetros em um mês, perder 3 quilos em 2 meses. Com seu dinheiro funciona da mesma forma.

Você está economizando para quê? Sair das dívidas? Fazer uma viagem? Ou por que acha que precisa economizar sem mais nem menos?

Se está na última situação, CUIDADO! Crie um objetivo interessante para o seu dinheiro, como investir, pagar dívidas, fazer uma viagem dos sonhos. Se não fizer isso, qualquer desculpa ou promoção vai fazer você gastar dinheiro.

Economizar, assim como fazer dieta, não é ficar passando vontade. É ser inteligente com o uso do seu dinheiro e com seus comportamentos. Aja com tranquilidade e racionalidade, assim vai conseguir manter seus hábitos financeiros por anos.