IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Econoweek

Quais características dos grandes empresários os fazem ótimos investidores?

César Esperandio

21/08/2020 04h00

Você sabe quais são os segredos dos maiores empresários do mundo e por que eles também são ótimos investidores?

Eu sou César Esperandio, economista do Econoweek, a tradução da economia. Nesse artigo, bem como no vídeo acima, vou traduzir quais são as características que tornaram os maiores empresários do mundo em ótimos investidores. E vou explicar por que qualquer empreendedor, independente do tamanho de sua empresa, pode estar um passo à frente quando falamos de investimentos no mercado financeiro.

Há diversos tipos de investimentos, mas um dos mais populares é o investimento em ações.

De maneira muito simples, cada ação representa uma pequena fatia na sociedade de uma empresa. De modo que se você comprou uma ação, se tornou sócio dela e pode ganhar com a valorização da empresa ao longo do tempo, que valoriza também sua ação, e com as distribuições de lucro aos acionistas, que são chamados dividendos.

Se ao investir em uma ação, você está se tornando sócio de uma empresa, na minha opinião, empresários bem-sucedidos têm um ótimo mindset de investimentos, pois sabem como funciona uma empresa na prática, sem ter falsas esperanças nos investimentos em ações, que muitas vezes são prometidas por aí.

Vamos a elas.

Atitude

"Você não precisa ser ótimo para começar. Mas para ser ótimo, você precisa começar!"

Essa fala, para mim, tem pouca mensagem de mindset e muito sobre atitude.

Para empreender e investir, às vezes nos questionamos se vamos mesmo conseguir chegar lá. O segredo é dar o primeiro passo e ignorar os medos.

O empreendedor deu o primeiro passo e correu atrás do que precisava ser feito e do aprimoramento do seu trabalho.

Essa característica é fundamental para o investidor, que pode até ter consciência de que não está 100% preparado e dominando todos os ativos do mercado financeiro, mas saiba que a "mão na massa" é a melhor escola.

Quem empreende e quem investe de maneira inteligente enfrenta o medo do desconhecido, começa a investir dosando os riscos, com um dinheiro que não fará tanta falta, vai ganhando afinidade com o tema, investindo mais à medida que ganha confiança e, quando se dá conta, já é um perito em uma área dos investimentos. E é quando chegou a hora de investir em outras coisas para aumentar a diversificação.

Paciência

Os resultados não aparecem de uma hora para outra e o lucro não vem da noite para o dia! Quem tem uma empresa sabe muito bem do que estou falando.

É preciso estratégia, execução, habilidade para reconhecer erros (que ocorrerão) e corrigir a trajetória, e, sobretudo, paciência para esperar que os resultados apareçam.

Nos investimentos, muita gente quer ficar rica muito rápido e acha que é fácil conseguir. Sinto muito informar, mas se você pensa assim, está muito enganado.

Assim como o empresário bem-sucedido no seu negócio, nos investimentos também há uma longa história de trabalho e aprendizado anterior, que muitas vezes são ignoradas.

Se você se lembrar da Apple ou da Microsoft, duas empresas bilionárias, ambas surgiram em garagens, sem nenhum luxo e muito trabalho.

Experimente buscar as histórias de seus fundadores. Eles foram muito empenhados e não tiveram pressa de transformar seus negócios em líderes mundiais em um ou dois anos. Eles sabiam que empresas e investimentos sólidos, que darão bons resultados, requerem tempo e paciência.

Nos investimentos, uma das regras básicas é que quanto mais tempo puder esperar, maiores tendem a ser seus ganhos, que crescem exponencialmente.

Estar preparado para o fracasso

Ao começar qualquer negócio, tudo pode acontecer. Tanto resultados bons, como ruins. E pode apostar que as duas coisas vão acontecer de vez em quando.

Todo investimento também envolve algum tipo de risco. Mesmo os mais seguros. E você tem que estar preparado para isso para não se desesperar, perder o controle e assumir mais prejuízo do que seria necessário.

O empreendedor prevenido está preparado para momentos ruins e desenvolveu controle emocional para não perder a calma na hora da dificuldade, conseguindo enxergar com mais clareza quais são os caminhos da solução.

Essa habilidade pode fazer dele um excelente investidor também no mercado financeiro. E quem está investido também pode aprender muito com quem empreende.

Planejamento e execução

O empreendedor planeja seu dia, sua semana, seu ano... E bota a "mão na massa" para os planos saírem do papel e virarem execução, sem se esquecer que precisa ter espaço para imprevistos, pois surpresas acontecem e é preciso sentar e repensar o plano traçado de vez em quando.

Com os investimentos, não é diferente. É necessário planejar quanto vai investir todo mês, estabelecer metas e objetivos para cada tipo de investimento, sempre alinhados ao tempo que tem para alcançar cada um deles.

Vai acontecer surpresas e você terá que repensar o planejado? Com certeza!

E o empresário já está habituado com tudo isso.

Saber lidar com oscilações de humor

Nem sempre acordamos de bom humor. Às vezes, não aconteceu nada de novo, tudo está igual, mas estamos mais pessimistas e achamos que tudo está dando errado e o futuro do nosso negócio é sombrio.

Por outro lado, há outros dias em que absolutamente nada mudou e mesmo assim acordamos de bom humor, enxergando as mesmas situações de maneira muito mais positiva e, na nossa cabeça, temos ótimasperspectivas para o futuro do nosso negócio.

Não pretendo dar dicas de como lidar com a mudança de humor, que é comum para todo ser humano, mas no mercado financeiro é exatamente a mesma coisa.

Por mais que os jornais e os analistas sempre tentem arrumar uma justificativa para a queda ou a alta das ações e outros investimentos, simplesmente há o fator "humor" em jogo. Há dias em que os preços dos ativos vão subir e há dias em que vão cair, e nem sempre há uma justificativa muito clara para isso.

O empreendedor aprendeu a lidar com essas mudanças de humor e sabe que, se nada de novo aconteceu, no dia seguinte, as coisas voltarão ao normal. Tomar uma atitude drástica de mudança de direcionamento do negócio ou de compra e venda de investimentos sob efeito emocional é um mau negócio.

Não tentar agradar todo mundo

Não existe uma fórmula única e infalível para ser bem sucedido nos negócios, mas, dentre vários empreendedores que tive contato, vários deles me disseram que há uma fórmula para o fracasso: "tentar agradar a todos o tempo todo".

Eles perceberam que mesmo quando eram funcionários de uma empresa ou quando já eram donos do próprio negócio, tiveram que aprender a dizer "não" e perceberam que é impossível agradar todo mundo o tempo inteiro.

Nos investimentos, um dos hábitos que sempre recomendo é criar grupos de parentes e amigos que também estão querendo investir melhor. Isso traz mais ânimo e novas ideias de investimentos. Mas, o lado negativo é que também trará questionamentos e ideias contrárias, de gente desaprovando a forma que você está investindo, muitas vezes porque isso pode significar que a estratégia do outro pode estar equivocada.

Estude para saber onde está investindo e tenha convicção. Não queira apenas ser bem visto por amigos, que podem até tirar sarro dos seus investimentos. Se sabe o que está fazendo, não seja tão influenciável e siga sua estratégia.

Isso não significa ser irredutível. Ouça as críticas construtivas e esteja aberto a refletir. Se perceber que errou, mude de estratégia.

Essa é outra característica que os empreendedores de sucesso aprenderam.

Onde investir?

Como sempre dou dicas de investimentos, vou citar alguns exemplos de investimento que precisam de tempo, bem como grandes negócios, mas os retornos compensam.

  • Na MatchMoney, há investimentos que podem dar retornos entre seis meses e quatro anos. Adivinha onde estão os melhores rendimentos? Certamente nos investimentos de quatro anos, que podem chegar a ter retorno entre seis e sete vezes maiores que o Tesouro Selic;
  • Ações são investimentos recomendados para o longo prazo, pois você poderá contar com a valorização da ação, a receita de dividendos e não se preocupará com o sobe e desce do dia a dia. A corretora Toro dispõe de uma maneira de investir em ações sem precisar do home broker, que muitas vezes é um "complicômetro" para quem ainda não está habituado com a Bolsa;
  • O App Renda Fixa é um buscador que elenca todas as opções de investimentos em renda fixa, do Tesouro Direto às debêntures de todas as corretoras, mostrando suas rentabilidades, prazo de retorno e risco de cada um. São justamente os títulos com vencimento mais longo que apresentam as melhores taxas de retorno.

Como os empreendedores já sabem, é preciso ter paciência para buscar os melhores rendimentos.

Há várias outras habilidades do empreendedor de sucesso que podem servir para os investimentos. Você se lembra de mais alguma que também seja um diferencial?

Gostou das dicas? Conte nos comentários ou fale com a gente no nosso canal do YouTube, Instagram e LinkedIn. Também é possível ouvir nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!