Mercado de trabalho para mulheres: como se destacar
Apesar de todo avanço em diversas questões que envolvem diferença de gênero, o mercado de trabalho muitas vezes se destaca no noticiário por conta de uma realidade ainda cruel: diferenças salariais entre homens e mulheres, preconceitos e assédios, como o caso mais atual envolvendo a atriz e comediante Dani Calabresa.
Ao mesmo tempo, cada vez mais surgem bons exemplos de mulheres que lideram equipes e tentam trazer mais pares para a gestão.
Hoje converso com duas delas: Mariana Gatt, ex-CEO da emDia e atual superintendente executiva de cartões do Santander, e Luciana Godoy, CEO da Superdigital. No vídeo acima você confere como elas enxergam o mercado de trabalho para mulheres, mais especificamente o financeiro. Abaixo, alguns passos que você pode tomar para tentar se destacar:
Busque referências
Algumas mulheres buscam mentoras que servem de verdadeiras conselheiras para conseguirem crescer profissionalmente. Mas mesmo em momentos mais leves, como o de redes sociais, você pode se cercar de mulheres as quais admira, da sua área ou não.
O importante é sempre ver relatos de pessoas que se destacaram para entender como fizeram e o que pode ser adaptado à sua realidade.
Colha feedbacks
Entre em um processo de melhoria contínua no qual pergunte sempre a pessoas próximas sobre pontos de desenvolvimento. Há quem goste de feedbacks mensais, outras semestrais, e a verdade é que não há receita única. Encontre o seu tempo e trace um plano de acordo com que as pessoas apontam.
É importante neste momento ouvir mais de uma pessoa e não se pressionar a evoluir em tão pouco tempo. A vida não é uma corrida! Lembre-se disso.
Busque conhecimento
A preparação ainda é o melhor caminho para quem quer subir de carreira. Busque especializações e conhecimentos específicos que façam você ter um olhar único sobre os desafios que a empresa precisa enfrentar.
O conhecimento é sempre uma saída, como costumamos falar por aqui. Você acha que os passos acima funcionam ou o caminho é mais longo do que imaginamos? Deixe um comentário ou, se preferir, fale conosco pelo Instagram ou YouTube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.