Pacote de estímulos na China, maior que esperado, faz ação da Vale disparar
A cavalaria chegou para dissipar os temores de desaceleração da economia chinesa. E com maior poder de fogo do que o esperado pela maior parte dos analistas internacionais.
Houve cortes nas principais taxas de juros, incluindo as de hipoteca e crédito imobiliário. Os bancos chineses também podem emprestar mais, pois foi reduzido o compulsório, aquela quantidade mínima de dinheiro que precisam manter em reserva. Além disso, o Banco Central chinês indicou que novos cortes podem estar a caminho. O ineditismo está no anúncio de tudo isso ter sido feito numa tacada só.
No geral, é um grande afrouxamento da política monetária chinesa. A Bloomberg chamou o pacote de "bazuca monetária" por causa de seu alcance semelhante à reação das autoridades chinesas à crise de 2008.
O efeito no Brasil, ao menos no curto prazo, é otimismo no mercado de ações no pregão desta terça. A alta mais importante é a da Vale, que sozinha equivale a 11,4% do peso global do Ibov, o índice de referência da B3.
A ação da Vale (+4.83%) voltou a subir para patamar superior aos R$ 60. A empresa brasileira é uma das mais expostas ao mercado chinês, principal destino das exportações brasileiras de ferro. Também em alta nesta terça graças à China: CSN (+9,39%), CSN Mineração (+5,53%), Usiminas (+5%).
Antes do anúncio, alguns bancos internacionais, como o americano JP Morgan, vinham revisando as expectativas da Vale para baixo justamente por causa da possibilidade de recessão na China e paralisia no mercado imobiliário local.
21 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Claudio Luiz Pessuti
Tem medo de dizer "redução de juros"...usa o termo "estímulo fiscal" para não ficar claro que o mundo inteiro abaixa juros e nós aumentamos e queremos aumentar mais.....
Manoel Severino Freitas
Que estranho... redução de juros é bom pra economia? Mas não é o que eu vejo todo dia na TV e sites especializados brasileiros, com os nossos "especialistas"... E agora fiquei com uma dúvida: será que existe alguma avenida chamada "Faria Lima" lá na China?
Rosangela Oliveira de Gomes
Ainda bem que no Brasil aumenta impostos e os juros para os pobres pararem de gastar e se endividar..