IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Nina Silva

Digitalização ou Transformação Digital?

10/11/2020 15h32Atualizada em 24/12/2020 20h30

Você Já Ouviu Falar Sobre TD (Transformação Digital)?

Há quem pense que se trata de um esforço de TI ou que envolve melhorar a experiência do cliente e utilizar automatização de marketing. Contudo, é muito mais que isso. A tecnologia se tornou a mais poderosa aliada da sua empresa, transformando todos os processos em digitais. Utilizá-la como principal meio de relacionamento com seus clientes está mais ligado à maneira como sua empresa se organiza e opera do que a forma como ela se comunica. Seu produto pode não ser de tecnologia, você pode não vender um aplicativo, mas a sua empresa é conhecida, reconhecida, comunicada e julgada por meio da tecnologia. Ou seja, todas as empresas devem ser capazes de se conectar e colocar as pessoas no centro da operação. É isso ou ficarão para trás!

Transformação digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados ótimos. É uma mudança estrutural nas organizações dando um papel essencial para a tecnologia a serviço das pessoas.

A transformação digital faz parte de um processo, que é chamado de progresso tecnológico. São três fases principais, sendo a transformação digital a última. São elas:

Digitização

É descrita como o processo de transição de informação analógica para uma forma digital. Em outras palavras, os dados são transformados em bits e armazenados em dispositivos eletrônicos. Indústrias inteiras se beneficiaram muito desse processo, pois tornou-se bem mais fácil guardar e proteger informações importantes e, por vezes, confidenciais.

Digitalização

A digitalização já é bem mais abrangente e consiste nas mudanças reais realizadas nas organizações por meio da tecnologia. Isso inclui alguns conceitos bem avançados, como Big Data, IOT (internet das coisas), blockchain, criptomoedas, entre outros.

Transformação Digital

Descrita no progresso tecnológico como "o efeito total e geral da digitalização na sociedade". O que isso quer dizer (WTF)? Com a digitalização em seu estado completo, novas oportunidades de mudança e evolução surgem para organizações de todos os tipos.

É o momento onde nos deparamos com mudanças nas estruturas socioeconômicas, padrões organizacionais, barreiras culturais e até leis. Como verificado com empresas e movimentos, tais como: Ifood, AirBnB, Quinto Andar, Lady Drive, D`BlackBank e Pride Bank ?

Dessa forma, podemos dizer que a digitização é a conversão, a digitalização é o processo e a transformação digital o efeito.

Mas o que as empresas mencionadas tem em comum?

Modelo De Negócio

Além de afetar a maneira de fazer a gestão das empresas, a estratégia de transformação digital muda o modelo de negócios. Segundo a Coleman Parkes Research,

a transformação digital tem impulsionado, em média, 37% do crescimento de receita advinda de novos negócios - em sua maioria devido à combinação de novas tecnologias digitais e melhoria da oferta.

Mais de 76% de empresas informaram ter melhorado a capacidade de atingir seus clientes - alcance digital - e 69% relataram melhor diferenciação competitiva. Esse modelo ganha novos contornos quando são incluídas as possibilidades do mundo digital. A sociedade, que está infiltrada na evolução da tecnologia, espera que as empresas mudem a forma de oferecer experiências. Se, de forma geral, a sociedade é fortemente afetada pela evolução da tecnologia, como podemos mudar a forma de fazer negócios?

Inovação não é reagirmos a um erro de mercado, mas sim inserirmos o que existe de novo no nosso negócio

ERA DOS PEQUENOS

O fundador da Samba Tech, Gustavo Caetano, frisa a importância de observar o presente para os negócios, porque hoje as transformações acontecem muito rápido e as empresas devem estar preparadas para as mudanças. "Nós não conseguimos prever o futuro, porque geralmente prevemos o futuro baseado no passado e precisamos analisar o presente", afirmou.

Isso porque a informação está disponível em qualquer lugar e isso faz com que a competição seja muito maior. "A incerteza agora é muito maior, porque é muito mais difícil conseguir prever o futuro", completou. Deste modo, na visão dele, pela primeira vez, o pequeno passa a ter vez contra o grande.

Embora venhamos abordar esse tema em nosso evento Mercado Black Money Excelence no dia 05 de dezembro, vou dar uma de "spoiler".

  • crescimento do alcance digital: você atingirá novas pessoas e públicos;
  • ampliação de produtos e serviços: criar recursos digitais para expandir a utilidade de um produto ou serviço físico é algo comum e bem eficiente;
  • transição do físico para o digital: lojas físicas que fecham as portas para dar lugar a e-commerce são exemplos perfeitos dessa transição;
  • produtos digitais desde a concepção: empresas SaaS, apps e fintechs são alguns dos produtos e serviços que já nascem digitais;
  • serviços compartilhados: hoje em dia existem serviços de carona compartilhada, aluguel de espaços, e isso exige uma integração imensa entre o digital e o físico.

Porém, para alguns, essa mudança pode ser um grande pesadelo. Como para o sindicato dos taxistas, para as redes de hotéis, para os grandes bancos?Ou seja, precisamos pensar como nossos empregos e negócios podem ser impactados tecnologicamente e em quais pontos será preciso trabalhar, seja desenvolvendo novas habilidades ou oferecendo uma experiência totalmente digital.

Venha saber mais sobre o assunto no Mercado Black Money Experience, iremos falar sobre transformação digital e #blackmoney, provocando uma reflexão sobre o poder que temos em nossas mãos para inovação e desenvolvimento, usando as novas ferramentas digitais para empreender e criar conexões profissionais.

Até lá!