Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Ibovespa hoje: decisão sobre tributação de combustíveis é o destaque
Esta é a versão online da newsletter Por Dentro da Bolsa enviada hoje (27). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.
O dia tem a importante decisão do governo federal sobre a retomada ou não dos impostos federais sobre a gasolina e o etanol. Lula se reúne hoje às 10h com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, para discutir o tema.
Do lado econômico, os investidores também devem repercutir a divulgação do IGP-M de fevereiro, que veio com uma queda de 0,06%, em linha com o esperado.
EUA
Os índices futuros operam em alta após uma semana pesada. Na sexta-feira, o PCE, índice inflacionário preferido do Fed (Federal Reserve, o Banco Central americano) apontou para um aumento maior do que o esperado do índice de gastos de consumo pessoal.
Também pesou sobre os mercados a ata da última reunião do Fed, que reforçou a postura de combate à inflação por um período prolongado. Para hoje, a agenda econômica é esvaziada por lá, com destaque apenas para o índice de atividade industrial do Fed de Dallas.
Ásia
Os mercados fecharam em queda, impactados pelo humor de Wall Street da sexta-feira. O Banco Popular da China manteve o tom expansionista em seu último relatório trimestral, reiterando que sua posição foi apropriada para apoiar o crescimento econômico.
Commodities
O preço do petróleo segue a forte instabilidade observada na semana passada. Notícias de que a Rússia planeja cortar as exportações de petróleo de seus portos ocidentais em até 25% em março trazem instabilidade ao preço do insumo.
O minério de ferro fechou o pregão com forte queda. A commodity caiu 2,53%, após uma ordem das autoridades chinesas para cortar a produção em seu principal centro siderúrgico em uma tentativa de conter a poluição.
Empresas
Magazine Luiza (MGLU3): anunciou um novo programa de recompra de ações para adquirir até 40 milhões de ações ordinárias. A quantidade equivale a 0,59% dos papéis emitidos pelo Magalu e a 1,39% das ações em circulação. O programa se encerra em 24 de agosto de 2024.
Oi (OIBR3, OIBR4): está preparando os documentos para um novo pedido de recuperação judicial, segundo os jornais O Globo e Estadão. De acordo com as reportagens, a empresa vinha negociando com os credores uma flexibilização nas condições de pagamento das dívidas, mas as partes ainda não chegaram a um acordo.
**********
Veja como foi o fechamento de dólar, euro e Bolsa na sexta (24):
Dólar: +1,23%, R$ 5,199
Euro: +0,79%, R$ 5,485
B3 (Ibovespa): -1,67%, 105.798,43 pontos
**********
NA NEWSLETTER UOL INVESTIMENTOS
A newsletter UOL Investimentos discute se vale mais a pena pagar a dívida da casa própria ou investir. Veja opiniões de influenciadores e especialistas e o que levar em conta na hora de decidir. Para se cadastrar e receber a newsletter semanal, clique aqui.
Queremos ouvir você
Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Mais dicas de investimentos
Como sair do cheque especial e investir de maneira saudável. Leia mais
FIIs atraem mais de 2 milhões de pessoas; devo investir também? Leia mais
Arcuri x Primo Pobre: É melhor pagar dívida da casa própria ou investir? Leia mais
Você leva 34 anos para juntar o que Gisele ganhou por minuto no Carnaval. Leia mais
UOL Investimentos
Onde investir seu dinheiro para viajar todos os anos? Leia mais
Meus títulos do Tesouro Direto desvalorizaram. E agora, perdi dinheiro? Leia mais
As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.