IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Chegou! Veja como é o interior do avião que Leila comprou para o Palmeiras

Avião Embraer E190-E2 pertencente à Placar Linhas Aéreas, empresa da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, e seu marido, José Roberto Lamacchia - Emerson Victor Farias/Instagram/@evf.spotter
Avião Embraer E190-E2 pertencente à Placar Linhas Aéreas, empresa da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, e seu marido, José Roberto Lamacchia
Imagem: Emerson Victor Farias/Instagram/@evf.spotter

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/06/2023 11h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O avião da Placar Linhas Aéreas, empresa criada por Leila Pereira e seu marido, José Roberto Lamacchia, chegou ao Brasil nesta quarta-feira (7). A aeronave é um Embraer E190 da família E2, a geração mais moderna da fabricante nacional.

Como é o modelo?

O E190-E2 é o segundo maior avião comercial fabricado no Brasil, ficando atrás apenas do E195-E2. Ele tem capacidade para levar até 114 passageiros a bordo, enquanto seu irmão maior comporta até 146 assentos.

Ano passado, a aeronave que hoje pertence à empresa de Leila passou a ser aproveitada pela Embraer como um demonstrador. Ele foi usada pela empresa em exibições para clientes em feiras mundo afora.

O mesmo exemplar, enquanto estava nas mãos da fabricante, foi batizado Tech Shark, e havia recebido uma pintura temática em alusão a um tubarão.

Os bagageiros do avião são mais espaçosos, permitindo que cada passageiro leve uma bagagem padrão na cabine. Modelos comerciais mais consagrados, como algumas versões do A320 e do Boeing 737, não comportam uma mala por passageiro.

Na Placar

A unidade comprada pela Placar terá a matrícula PS-LMP, em alusão ao nome da presidente do Palmeiras, Leila Mejdalani Pereira. Ela já voou pela aérea norueguesa Widerøe até 2022, e foi fabricada em 2019.

Embora tenha dito que poderia mudar o interior da aeronave, a empresária confirmou recentemente em entrevista ao UOL que o avião mantém a configuração de 114 lugares. Até 2022, os assentos eram azuis com bordas vermelhas, mas Leila não informou se foi feita a troca.

avião placar - YouTube/Embraer - YouTube/Embraer
Interior do avião que será da Placar, empresa de Leila (presidente do Palmeiras), quando pertencia à Embraer em 2022
Imagem: YouTube/Embraer
avião placar - YouTube/Embraer - YouTube/Embraer
Interior do avião que será da Placar, empresa de Leila (presidente do Palmeiras), quando pertencia à Embraer em 2022
Imagem: YouTube/Embraer
avião placar - YouTube/Embraer - YouTube/Embraer
Assento do avião que será da Placar, empresa de Leila Pereira, quando pertencia à Embraer em 2022
Imagem: YouTube/Embraer

Na Placar, irá servir para fretamentos de voos para vários times, além do próprio Palmeiras. Por isso, não recebeu uma pintura na tradicional cor verde, mas branca com detalhes em azul.

A empresária ainda disse que a Placar irá concorrer com outras empresas para que o Palmeiras escolha qual fretamento será o mais barato.

Qualquer viagem eu comparo com eles, o preço da operação, o preço do mercado, mostro duas cotações com companhias e o que eles querem pagar? É uma concorrência. Vai ser extremamente transparente".
Leila Pereira em entrevista ao colunista Danilo Lavieri, do UOL

O avião partiu nesta quarta-feira (7) do aeroporto de Alverca, em Portugal. Ali fica localizada a Ogma - Indústria Aeronáutica de Portugal, empresa controlada pela Embraer e pelo governo português.

Em seguida, fez uma escala na Ilha do Sal (Cabo Verde), chegando a Recife (PE) no período da tarde e decolando para o aeroporto de Foz do Iguaçu (PR), onde chegou na noite de quarta. As informações são da plataforma de rastreamento de voos Flightradar24.

Ele ainda terá de passar por trâmites burocráticos de importação e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Apenas após ser liberado poderá começar a voar pela sua nova empresa.

avião placar - YouTube/Embraer - YouTube/Embraer
Cabine de comando do Embraer E190-E2 da Placar Linhas Aéreas quando ainda pertencia à Embraer em 2022
Imagem: YouTube/Embraer

Leila ainda tem à sua disposição um jato particular Falcon 8X, registrado em nome da Crefipar, empresa de propriedade da bilionária. Nós já falamos desse avião aqui.

Ficha técnica

Modelo: Embraer E190-E2
Capacidade: Até 114 passageiros
Comprimento: 36,2 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta da asa): 33,8 metros
Altura: 11 metros
Peso máximo de decolagem (incluindo combustível, passageiros e carga): 56,4 toneladas
Altitude máxima de voo: 12,5 km
Autonomia: 5.278 km de distância
Velocidade: Cerca de 870 km/h