Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Improviso no submersível? Drone militar também usa controle de videogame
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O submersível que implodiu enquanto realizava uma viagem aos destroços do Titanic recebeu diversas críticas. Uma delas é sobre o seu controle, que seria o mesmo de um videogame.
É normal?
O milionário britânico Chris Brown disse que seria um dos passageiros do submersível e citou seu espanto com o equipamento usado. Ele teria recusado participar da expedição por ter se assustado com a estrutura "improvisada" que testemunhou. "Descobri que eles usavam postes de andaimes velhos para o lastro do submarino. E seus controles eram baseados em controladores de estilo de jogo de computador", disse.
Mesmo parecendo estranho, o uso de controles de videogames para controlar equipamentos maiores não é algo incomum. Diversos dispositivos militares, inclusive, utilizam. Um deles é o Desert Hawk, usado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido. Esse drone militar pode usar uma espécie de controle de Xbox adaptado para ser operado a partir da sua estação de comando no solo.
Não é qualquer controle que pode ter a capacidade de comandar uma máquina de guerra. Drones militares costumam usar versões modificadas para tornar o equipamento mais robusto.ou mais confiável, diminuindo a chance de problemas nos cenários mais difíceis pelos quais possa passar.
Xbox e drones
"Se você consegue jogar um Xbox, você consegue voar um [drone] Raven". Essa frase é uma das utilizadas pelo governo dos EUA para defender a simplicidade em usar seus drones, que também são chamados de ARP (Aeronaves Remotamente Pilotadas).
A fabricante de produtos militares Lockheed Martin é uma das responsáveis por algumas dessas adaptações. Ela fez a modificação no controle para drones que foram utilizados na guerra no Afeganistão (2001-2021) em estações de controle a partir do solo, por exemplo.
Outra vantagem da adaptação de controles existentes é a familiaridade que os militares possuem com o equipamento. Muitos jovens entram nas forças armadas já acostumados a manuseá-los, tornando a tarefa mais fácil.
Outros usos
Não é só em drones aéreos que controles de videogames podem ser utilizados. Diversas outras máquinas de guerra também são movimentadas pelos dispositivos de consoles.
Uma delas são os robôs usados para desativar bombas. O controle remoto de um tipo desses equipamentos pode ser feito por meio do controle de um Xbox normal.
Sistemas de defesa antiaérea leves usam outro modelo de controle de consoles. No caso do corpo de fuzileiros navais dos EUA, uma das versões destes equipamentos utiliza um periférico da Logitech.
Alguns submarinos dos EUA passaram a adotar mastros fotônicos no lugar dos antigos periscópios. Esse equipamento usa câmeras de diversos tipos para monitorar o exterior da embarcação, e é comandado por um controle de Xbox também.
Mesmo os controladores de veículos terrestres, como a dupla "caçador" e "assassino" do Exército dos EUA, são similares aos de videogames. Isso torna a sua operação mais fácil e intuitiva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.