IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Improviso no submersível? Drone militar também usa controle de videogame

Militar dos EUA usa controle similar ao do Xbox para comandar o drone Stalker XE - Seth Rosenberg/Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA
Militar dos EUA usa controle similar ao do Xbox para comandar o drone Stalker XE
Imagem: Seth Rosenberg/Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA

Alexandre Saconi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O submersível que implodiu enquanto realizava uma viagem aos destroços do Titanic recebeu diversas críticas. Uma delas é sobre o seu controle, que seria o mesmo de um videogame.

É normal?

O milionário britânico Chris Brown disse que seria um dos passageiros do submersível e citou seu espanto com o equipamento usado. Ele teria recusado participar da expedição por ter se assustado com a estrutura "improvisada" que testemunhou. "Descobri que eles usavam postes de andaimes velhos para o lastro do submarino. E seus controles eram baseados em controladores de estilo de jogo de computador", disse.

Mesmo parecendo estranho, o uso de controles de videogames para controlar equipamentos maiores não é algo incomum. Diversos dispositivos militares, inclusive, utilizam. Um deles é o Desert Hawk, usado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido. Esse drone militar pode usar uma espécie de controle de Xbox adaptado para ser operado a partir da sua estação de comando no solo.

Xbox - Anthony Boocock/2008/Ministério da Defesa do Reino Unido/Coroa - Anthony Boocock/2008/Ministério da Defesa do Reino Unido/Coroa
Soldado britânico usa controle adaptado como o de Xbox para comandar drone Desert Hawk durante a guerra no Afeganistão
Imagem: Anthony Boocock/2008/Ministério da Defesa do Reino Unido/Coroa

Não é qualquer controle que pode ter a capacidade de comandar uma máquina de guerra. Drones militares costumam usar versões modificadas para tornar o equipamento mais robusto.ou mais confiável, diminuindo a chance de problemas nos cenários mais difíceis pelos quais possa passar.

Xbox e drones

xbox - Departamento de Defesa dos EUA - Departamento de Defesa dos EUA
Controle de Xbox usado para controlar veículos militares nos EUA: Uso do equipamento não é improviso
Imagem: Departamento de Defesa dos EUA

"Se você consegue jogar um Xbox, você consegue voar um [drone] Raven". Essa frase é uma das utilizadas pelo governo dos EUA para defender a simplicidade em usar seus drones, que também são chamados de ARP (Aeronaves Remotamente Pilotadas).

A fabricante de produtos militares Lockheed Martin é uma das responsáveis por algumas dessas adaptações. Ela fez a modificação no controle para drones que foram utilizados na guerra no Afeganistão (2001-2021) em estações de controle a partir do solo, por exemplo.

xbox - Seth Rosenberg/Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA - Seth Rosenberg/Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA
Fuzileiro naval dos EUA usa controle como o de Xbox adaptado para comandar o drone Stalker XE
Imagem: Seth Rosenberg/Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA

Outra vantagem da adaptação de controles existentes é a familiaridade que os militares possuem com o equipamento. Muitos jovens entram nas forças armadas já acostumados a manuseá-los, tornando a tarefa mais fácil.

Outros usos

Não é só em drones aéreos que controles de videogames podem ser utilizados. Diversas outras máquinas de guerra também são movimentadas pelos dispositivos de consoles.

xbox - Departamento de Defesa dos EUA - Departamento de Defesa dos EUA
Militar dos EUA comanda robô de descarte de material explosivo por meio de um controle de videogame Xbox
Imagem: Departamento de Defesa dos EUA

Uma delas são os robôs usados para desativar bombas. O controle remoto de um tipo desses equipamentos pode ser feito por meio do controle de um Xbox normal.

xbox - Departamento de Defesa dos EUA - Departamento de Defesa dos EUA
Controle do console é Xbox 360 usado para controlar robô do exército dos EUA
Imagem: Departamento de Defesa dos EUA

Sistemas de defesa antiaérea leves usam outro modelo de controle de consoles. No caso do corpo de fuzileiros navais dos EUA, uma das versões destes equipamentos utiliza um periférico da Logitech.

xbox - Montagem/Matthew Ruppert/Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA - Montagem/Matthew Ruppert/Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA
Fuzileiros Navais dos EUA: Sistemas de defesa antiaérea leves usam controle de console da Logitech
Imagem: Montagem/Matthew Ruppert/Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA

Alguns submarinos dos EUA passaram a adotar mastros fotônicos no lugar dos antigos periscópios. Esse equipamento usa câmeras de diversos tipos para monitorar o exterior da embarcação, e é comandado por um controle de Xbox também.

xbox - Divulgação/Marinha dos EUA - Divulgação/Marinha dos EUA
Militar dos EUA usa controle de Xbox para comandar mastro fotônico, que substitui os periscópios em submarinos
Imagem: Divulgação/Marinha dos EUA

Mesmo os controladores de veículos terrestres, como a dupla "caçador" e "assassino" do Exército dos EUA, são similares aos de videogames. Isso torna a sua operação mais fácil e intuitiva.

xbox - Keith Pannell/Exército dos EUA - Keith Pannell/Exército dos EUA
Controle dos veículos terrestres 'caçador' e 'assassino' do Exército dos EUA são similares ao de um videogame
Imagem: Keith Pannell/Exército dos EUA