Todos a Bordo

Todos a Bordo

Reportagem

Por que é usada espuma e não água para combater incêndio em avião?

Imagens após o acidente com um avião em Vinhedo nesta sexta-feira (9) mostram os destroços da aeronave sendo cobertos por espuma.

Por que é usada a espuma?

A forma escolhida para combater chamas pode aumentar os danos causados, e nem sempre a água é a melhor solução para isso. Uma alternativa encontrada é usar uma espuma química para combater esses incêndios,.

Como a espuma é leve, tende a ficar acima da superfície que está pegando fogo. A água é mais densa que o querosene de aviação, por exemplo, e há o risco de ela ficar submersa no combustível e a superfície continuar em chamas.

A espuma forma uma espécie de colchão sobre o combustível, impedindo o contato com o oxigênio. Além disso, tem melhor capacidade de resfriamento da superfície com menor quantidade de líquido. A espuma ainda mantém uma camada de proteção sobre a superfície, diminuindo a chance de o fogo voltar.

Imagem

O que aconteceu

Entre os 61 ocupantes do avião estavam 57 passageiros e quatro tripulantes, informou a Voepass, responsável pelo voo. A aeronave tinha capacidade para 68 pessoas.

Todos os ocupantes da aeronave morreram. A informação foi confirmada pelo governador Tarcísio de Freitas e pela prefeitura de Valinhos, que auxiliou na operação de assistência ao acidente aéreo.

Aeronave saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). A decolagem da aeronave ocorreu às 11h50 e a previsão de aterrissagem era às 13h45.

Continua após a publicidade

Avião atingiu área de condomínio

Avião caiu em área de churrasqueiras do condomínio Recanto Florido, mas não há registro de vítimas fora da aeronave. A informação é do secretário de Defesa Social de Vinhedo, Osmir Aparecido Cruz, que esteve presente no local do acidente.

Aeronave do modelo ATR-72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas. Em nota, a companhia disse ter acionado todos os meios para apoiar os envolvidos e que "não há confirmação de como ocorreu o acidente". O avião decolou "sem nenhuma restrição operacional."

Sete equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local. A ocorrência foi recebida às 13h25, segundo a corporação.

Vídeo mostra momento da queda. Nas imagens, gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, é possível ver a aeronave despencando. A queda ocorreu na rua João Edueta, segundo o Corpo de Bombeiros.

*Com informações de reportagem publicada em 02/07/2022

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes