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Reportagem

Voos em Guarulhos enfrentam problema com GPS; o que está acontecendo?

A região do aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, voltou a apresentar problemas com sistema de navegação nesta terça-feira (3). O problema já havia ocorrido quinta-feira (29), quando foram registrados atrasos pontuais e cancelamentos de voos em decorrência de intermitência no sinal do GNSS (Global Navigation Satellite System, ou, Sistema Global de Navegação por Satélite).

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) disse que foi informada novamente hoje pelo controle aéreo da região que o sistema passava por interferências na manhã de hoje. Fiscais da agência se dirigiram para a região para tentar detectar a localização da fonte do sinal que estaria causando a interferência.

Na quinta-feira, a Anatel constatou que o problema no GNSS (Global Navigation Satellite System, ou, Sistema Global de Navegação por Satélite) foi causado por sinais de radiofrequência que partiam do centro da cidade.

Segundo dados da plataforma de monitoramento Flightradar24, diversos voos encontram atrasos superiores a meia hora e, em alguns casos, a uma hora. O UOL consultou empresas e autoridades sobre o ocorrido hoje. Veja os posicionamentos mais abaixo.

Entenda como esses sinais podem interferir na navegação dos voos.

O que é o GNSS?

O GNSS é um sistema de posicionamento que utiliza uma série de satélites em órbita na Terra. Existem vários deles, como o mais popular, o GPS (Global Positioning System, ou, Sistema de Posicionamento Global), operado pelo governo dos Estados Unidos.

Ainda existem outros sistemas como o Glonass (Rússia), Galileo (União Europeia) e o Compass (ou BeiDou, da China). Todos funcionam através de ondas de rádio, como ocorre com os telefones celulares, televisão (digital, analógica ou via satélite) e outros sistemas de navegação dos aviões.

Como a interferência pode acontecer?

Painel de controle do piloto automático de um avião: aeronaves podem ser afetadas por falhas em sinal de GPS, que é controlado pelo governo dos EUA
Painel de controle do piloto automático de um avião: aeronaves podem ser afetadas por falhas em sinal de GPS, que é controlado pelo governo dos EUA Imagem: Divulgação/Frans Zwart
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A Anatel reserva faixas de frequência dedicadas a cada tipo de transmissão e equipamento. Assim, cada um trabalha em um espectro autorizado, segundo James R. Waterhouse, professor do Departamento de Engenharia Aeronáutica da USP (Universidade de São Paulo).

"É possível que outras fontes de radiofrequência possam interferir no GPS a ponto de deixá-lo não confiável. Outros sistemas de radionavegação também podem sofrer interferências", afirma Waterhouse.

O professor ainda destaque que "é possível que equipamentos que trabalham numa determinada frequência possam emitir frequências diferentes e interferir em outros sistemas, por essa razão".

"Por isso a Anatel exige a certificação de qualquer equipamento que emita radiofrequência. Nessa certificação são verificados vários aspectos, principalmente uma possível interferência do equipamento em teste em outras faixas de frequência. Um equipamento que emita radiofrequência só pode ser comercializado se passar por esse processo (selo Anatel)", diz o Waterhouse.

Ainda assim, emissores de radiofrequência podem apresentar falhas e interferir em outras faixas de frequência. Isso pode ocorrer com rádios homologados, em situações mais raras, ou, até mesmo, por equipamentos fabricados por amadores ou clandestinos, segundo o professor.

Segurança

Waterhouse explica que o GPS usado no Brasil é complementar, ou seja, não é essencial para a navegação dos aviões. Isso se deve ao fato de que existem outros sistemas primários para o avião voar.

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"Existem aeroportos que tem procedimento de aproximação GPS, mas não é o caso de GRU, pois GRU possui diversos outros sistemas - na verdade, é o aeroporto mais equipado do Brasil", afirma o professor.

"A decisão de cancelar o voo em decorrência de possível interferência no GPS é um procedimento da empresa de linha aérea, principalmente relacionado aos procedimentos da empresa, ou eventualmente ao risco que o GPS esteja fora do ar no aeroporto de destino, o qual tem somente procedimento de aproximação GPS, mas isso é raro", conclui Waterhouse.

O que dizem as empresas?

Em nota, a GRU Airport informou que os sistemas do aeroporto funcionam normalmente. "Devido à intermitência no sistema de navegação (GNSS), que é específico para aeronaves, algumas empresas aéreas enfrentaram atrasos pontuais nas decolagens do aeroporto de Guarulhos. Os sistemas do aeroporto e os de navegação aérea seguem operando normalmente", informa a nota.

A Azul informou que "os voos AD4826 (Guarulhos-Curitiba) e AD2818 (Curitiba - Guarulhos) precisaram ser cancelados", e que os clientes impactados estão recebendo a assistência da companhia de acordo com a Resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), sendo reacomodados em outros voos da companhia. A companhia ainda disse que "lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia".

A Gol também informou que registrou impactos pontuais na sua operação no aeroporto durante a manhã. "A situação, que afeta também outras companhias aéreas, está sendo gerenciada em conjunto com a administração aeroportuária. Todos os Clientes afetados receberam as facilidades previstas. A Companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na Segurança, valor número um da Gol", diz a empresa em nota.

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A Latam informou que as operações no local já estão normalizadas. "Algumas decolagens sofreram atrasos na manhã desta terça-feira (3/9) devido a questões técnicas do aeroporto, fato totalmente alheio ao controle da Latam", informou a empresa.

Em nota, a Anatel informa que foi comunicada novamente hoje sobre o problema. "A Anatel recebeu novo reporte de interferências por parte de membros a Administração do Controle Aéreo Regional de SP. A gerência da Anatel São Paulo havia detectado, pela manhã, sinais interferentes com estações de monitoração da Anatel presentes no aeroporto internacional de Guarulhos, o que motivou a imediata diligência a campo com equipes de fiscais para nova tentativa de localização da fonte interferente. A equipe de fiscais está em fase de atuação e buscas para localizar a fonte da interferência e assim solucionar o problema", relata a agência.

Procurada, a FAB ainda não se posicionaram sobre o assunto. A matéria será atualizada se as respostas forem enviadas.

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