Todos a Bordo

Todos a Bordo

Reportagem

Fugindo de clichês, Azul estreia rota para Assunção de olho em paraguaios

A Azul inaugurou nesta semana mais uma rota internacional. Desta vez, a empresa abriu uma base em Assunção, capital do Paraguai, que irá receber voos de quatro destinos a partir do Brasil: Campinas (via aeroporto de Viracopos, em São Paulo), Curitiba (PR), Recife (PE) e Florianópolis (SC).

A empresa optou por fugir do clichê de que o país vizinho teria apenas como foco as compras de produtos mais baratos que no Brasil e tenta promover destinos dentro do Brasil para atrair os paraguaios.

Como serão as rotas?

Inicialmente, serão dois voos semanais entre a capital paraguaia e o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Também já estão ocorrendo os voos entre Assunção e Curitiba (PR).

Até o fim do ano, a empresa ainda deverá inaugurar as rotas entre sua nova base internacional e as cidades de Florianópolis (SC) e Recife (PE).

Os voos serão realizados no avião Embraer E195-E2, o maior avião de passageiros fabricado no Brasil, com capacidade para transportar até 136 passageiros.

Avião Embraer E195-E2, que fará a rota entre o Brasil e Assunção (Paraguai) pela Azul
Avião Embraer E195-E2, que fará a rota entre o Brasil e Assunção (Paraguai) pela Azul Imagem: Divulgação/Azul

Por que o Paraguai?

O Paraguai é o terceiro maior emissor de turistas para o Brasil em 2024. Segundo José Antônio Marcondes de Carvalho, embaixador do Brasil no país vizinho, o ano deve terminar com 400 mil turistas paraguaios visitando o território nacional, ficando atrás apenas de Argentina, Chile e Estados Unidos.

O diplomata ainda entende que o aumento da conectividade entre os países pode melhorar o fluxo de negócios, uma vez que o Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai.

Continua após a publicidade

É um volume de recursos que vão e vêm, e não estamos falando de transporte de dinheiro. É transporte de pessoas com ideias, com propaganda, com todas essas opções. Então, acho que esse é que é o cerne da questão, de dar mais opções para as pessoas de negócio. E a outra questão é para o turista também poder conhecer outras coisas
José Antônio Marcondes de Carvalho, embaixador do Brasil no Paraguai

César Grandolfo, gerente de relações institucionais, regulatório e tributário sênior da Azul, afirma que os turistas brasileiros buscam muito os destinos na América do Sul, que são "via de regra, um pouco mais em conta que os destinos dos Estados Unidos e Europa".

"Dentro desse contexto, Assunção se mostrou bastante favorável, pois temos muitos brasileiros abrindo novos negócios no Paraguai. Então, você tem uma demanda de negócios crescente no país, que também tem mostrado uma economia crescente nos últimos anos", diz o executivo da aérea.

Ao mesmo tempo, Grandolfo explica que há um grande contrafluxo de cidadãos paraguaios que visitam o Brasil. Uma empresa aérea brasileira seguir esse fluxo, explica o executivo, é como as companhias aéreas dos Estados Unidos operam no mercado brasileiro.

"Há muitos voos do Brasil para os Estados Unidos porque tem muito brasileiro indo e voltando. Não há tantos americanos vindo em alto número para o Brasil, ou seja, o americano não vem tanto para o Brasil como brasileiros vão para os EUA", afirma César Grandolfo.

Para os paraguaios

Segundo a Senatur (Secretaría Nacional de Turismo), ligada ao Ministério do Turismo do Paraguai, alguns dos destinos mais procurados pelos cidadãos do país são as praias brasileiras. Por esse motivo, o secretário acredita que o intercâmbio de turistas será muito importante para ambas as nações.

Continua após a publicidade

"Por um lado, nós do Ministério do Turismo queremos que mais brasileiros venham visitar o Paraguai para incentivar o nosso turismo. Mas sabemos que o setor privado, principalmente os órgãos emissores, tem uma grande oportunidade para vender pacotes também para o Brasil. Principalmente muitos destinos como Florianópolis e Recife, que são destinos de verão, onde se vendem muitos pacotes aqui para ir para lá", diz Javier Ramirez, titular da pasta.

Para os brasileiros

Estátuas de Messi, Pelé e Maradona no Museu do Futebol Sul-Americano, em Assunção, capital do Paraguai
Estátuas de Messi, Pelé e Maradona no Museu do Futebol Sul-Americano, em Assunção, capital do Paraguai Imagem: Alexandre Saconi

Entre os destinos disponíveis para os turistas brasileiros na capital paraguaia, um deles é o Museu do Futebol Sul-Americano. O local foi reinaugurado no começo de 2024 e conta com um acervo extenso da modalidade, além de estar localizado junto à sede da Conmebol, a Confederação Sul-Americana de Futebol.

Em exposição no Museu do Futebol Sul-Americano, em Assunção (Paraguai), a camisa que pertenceu a Caio Júnior, técnico da Chapecoense, que foi recuperada dos destroços do acidente de avião envolvendo o time em 2016
Em exposição no Museu do Futebol Sul-Americano, em Assunção (Paraguai), a camisa que pertenceu a Caio Júnior, técnico da Chapecoense, que foi recuperada dos destroços do acidente de avião envolvendo o time em 2016 Imagem: Alexandre Saconi

No acervo do museu estão estátuas de Messi, Pelé e Maradona, as taças originais dos torneios regionais, camisas dos times que ganharam os torneios. Um dos itens considerados mais emotivos é uma camisa que pertenceu a Caio Júnior, técnico da Chapecoense, que foi recuperada dos destroços do acidente de avião envolvendo o time em 2016. O material está acompanhado de uma carta da família agradecendo ao museu.

Continua após a publicidade
Panteão Nacional dos Heróis do Paraguai
Panteão Nacional dos Heróis do Paraguai Imagem: Alexandre Saconi

Entre os locais históricos da cidade, estão o Palácio de los López, prédio cerimonial do governo paraguaio, o Panteão Nacional dos Heróis e o Museu Casa da Independência. Fora da capital, há diversos destinos ecoturísticos e culturais, como os vestígios das Missões Jesuíticas, um processo de evangelização da Companhia de Jesus nas colônias da coroa espanhola entre os séculos XVII e XVIII.

Palácio de los López, prédio cerimonial do governo paraguaio e ex-sede do governo
Palácio de los López, prédio cerimonial do governo paraguaio e ex-sede do governo Imagem: Alexandre Saconi

Para se hospedar, a cidade possui diversas opções, incluindo hoteis cinco estrelas, como o Sheraton e o Crowne Plaza. A própria Conmebol possui um hotel na mesma categoria de conforto, localizado ao lado do museu da instituição, administrado pela rede Bourbon.

* O repórter viajou a convite da Azul.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.