Bom senso deve prevalecer: quando reclinar ou não o assento durante o voo?
Ler resumo da notícia
Você se senta a bordo do avião —classe econômica, vale lembrar— e espera aqueles minutinhos entre a decolagem e o voo de cruzeiro para finalmente apertar um botão e reclinar sua poltrona, mesmo que sejam poucos centímetros.
Essa ação que proporciona um pouco mais de conforto, mas, pode incomodar o passageiro de trás e abre um debate sobre a etiqueta a bordo das aeronaves.
Vídeos de passageiros que se desentendem por causa disso circulam com frequência nas redes sociais. Em um deles, um homem soca o assento da frente após uma passageira reclinar a poltrona durante o voo. A mulher tinha todo o direito de reclinar seu assento ou, ao incomodar o passageiro de trás, ela deveria manter a poltrona na posição vertical?
@BravoAndy Here's a great jackhole! He was angry that I reclined my seat and punched it about 9 times - HARD, at which point I began videoing him, and he resigned to this behavior. The other jackhole is the @AmericanAir flight attendant who reprimanded me and offered him rum! pic.twitter.com/dHeUysrKTu
-- wendi (@steelersfanOG) February 9, 2020
A consultora em etiqueta Ângela Pimental, que já deu aulas a diversas comissárias de bordo, afirma que em situações como essa, no avião ou em qualquer outro lugar, o bom senso deve prevalecer. Para a consultora, com a confusão entre os dois passageiros, era responsabilidade da tripulação tentar resolver o impasse.
"Primeiro a responsabilidade é dos tripulantes que teriam de amenizar a situação. Depois, os passageiros entrarem em um acordo com bom senso. O homem estava desequilibrado dando socos e ela, por sua vez, retrucou e deixou do jeito que ela queria. Houve uma birra entre ambos e aí é complicado", afirmou Ângela.
Cuidados ao reclinar a poltrona
Com o espaço cada vez mais reduzido dentro dos aviões, a consultora de etiqueta diz que são necessários alguns cuidados e saber o momento certo na hora de reclinar a poltrona. Dessa forma, o passageiro não precisa ficar a viagem inteira com o assento na posição vertical nem roubar todo o espaço de quem está atrás.
"Na hora que reclina tem de ter os cuidados como, por exemplo, se tem alguém com a cabeça abaixada no momento ou se tem uma pessoa maior, porque na hora que reclina ela pode bater na pessoa. Então, a gente tem de olhar para trás e pedir licença. Precisa estar preocupada com os demais e não pensar só nela", disse.
Veja a seguir dicas de como usar a poltrona com mais cuidado em cada etapa do voo:
Pousos e decolagens: não pode reclinar
Não é uma questão de etiqueta, mas de segurança mesmo. Durante os pousos e decolagens, todos os passageiros devem manter a poltrona na posição vertical. Isso é exigido para dar mais espaço a todos em caso de necessidade de uma saída emergencial.
Em voo de cruzeiro: recline com bom senso
Durante o voo de cruzeiro, o passageiro pode reclinar o seu assento. Para evitar confusão, é importante agir com bom senso e analisar todo o contexto. Se houver uma criança ou uma pessoa pequena na poltrona atrás, fique à vontade para reclinar totalmente. Nesse caso, você não incomodará o outro passageiro.
Por outro lado, se for uma pessoa mais alta, o ideal é agir com mais cautela. Primeiro, avise que irá reclinar e depois verifique se a outra pessoa não está desconfortável. Ao agir com educação, mesmo que a pessoa não esteja tão confortável é menos provável que ela crie confusão.
Durante o serviço de bordo: não recline
Quando os comissários passam com o serviço de bordo, o ideal é que todos os passageiros voltem os assentos para a posição vertical. A poltrona reclinada tira bastante espaço próximo à mesinha de refeição. Em algumas situações, não cabe nem mesmo uma latinha ou garrafinha de água.
Não basta você terminar de comer para reclinar todo o assento novamente. O correto é esperar até que os comissários passem recolhendo tudo para só depois voltar à posição mais confortável. Do contrário, você pode até mesmo derrubar algo que estava apoiado na mesinha atrás do seu assento.
Após o pouso: não recline (nem fique parado em pé esperando o desembarque)
Depois de horas de voo, quando o avião chega ao portão de embarque os passageiros querem sair desesperadamente do avião. Se você esperar esse processo sentado e com o assento reclinado, vai atrapalhar todo o fluxo de passagem.
Também não adianta ficar em pé no corredor segurando a mala de mão enquanto a equipe de solo acopla as escadas de saída para a tripulação abrir a porta e liberar o desembarque.
Se você realmente quer um voo confortável do começo ao fim, basta esperar sentado (sem reclinar o assento) até chegar a sua vez de desembarcar.
* Com informações de reportagens publicadas em 20/02/2020 e 29/01/2023
10 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Frederico F M
Texto sem sentido. Transfere aos consumidores a responsabilidade que é dos fabricantes de aviões e companhias aéreas. Ao invés de dizer que estes deveriam direcionar uma parte de seus gigantescos lucros para o conforto dos clientes, diz que a culpa é dos passageiros.
Diego Cruz Gomes
O único bom senso esperado aqui é das fabricantes de avião. Cada vez mais viram latas de sardinha e as pessoas são espremidas. Se a cadeira e reclinável a pessoa portadora do assento tem todo o direito de o faze-lo. Cobrem este desconforto das empresas aéreas e das fabricantes de avião. As pessoas brigarem é só um sintoma do lucro acima de tudo destes grandes empresários.
Ricard Hervest Jeronimo Alves
A expressão "bom senso" deveria ser banida do nosso vocabulário. Qdo o cidadão não concorda com uma regra pré estabelecida ele apela para esta expressão para burlá-la. Neste caso por exemplo defina nom senso: 10 cm, 8cm, qtos? Se o assento reclina por pior que seja quem está atrás precisa aceitar, afinal em quase todos os assentos temos alguém sentado a nossa frente.