Bolsas

Câmbio

Bolsa opera em queda após fala de Trump sobre taxas de importação

Do UOL, em São Paulo

Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, operava no vermelho nesta sexta-feira (2), com destaque para a queda dos papéis de siderurgia, após declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, sobre a taxação das importações de aço e alumínio desencadearem um sentimento de cautela nos mercados internacionais.

Por volta das 12h15, o índice caía 1,44%, a 84.150,23 pontos. 

Leia também:

No acumulado de 2018, o índice ainda acumula valorização de cerca de 10%. Na véspera, o indicador devolveu os ganhos da abertura e encerrou perto da estabilidade, depois que Trump anunciou que vai impor tarifas de 25% e 10% nas importações de aço e alumínio, respectivamente, na próxima semana.

Operadores consultados pela Reuters observaram que o cenário internacional se sobrepunha ao doméstico nesta sexta-feira, ofuscando um noticiário de empresas ainda carregado de balanços e desdobramentos na cena política brasileira.

Em relatório, a XP Investimentos citou também receios de que a decisão de Trump possa desencadear uma guerra comercial com outros países. Nesta sexta-feira, a comissária de Comércio da União Europeia, Cecilia Malmstrom, já advertiu sobre uma possível retaliação se as tarifas se aplicarem ao bloco europeu.

(Com Reuters) 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos