Bolsa sobe 2%, e dólar opera quase estável, perto de R$ 5,19 na venda
A Bolsa subia quase 2%, e o dólar operava quase estável hoje. Por volta das 15h45, o dólar comercial registrava leve alta de 0,05%, a R$ 5,188 na venda, e o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, operava ganhava 2%, a 80.419,31 pontos.
O movimento é alinhado a outras Bolsas no exterior, após uma queda menor do que a esperada nas exportações da China e com o começo da temporada de resultados das empresas nos Estados Unidos.
O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial. Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.
Exportações na China
Na China, as exportações caíram 6,6% em março sobre o ano anterior. Economistas projetavam queda de 14% dos embarques em março.
"Os dados da balança comercial chinesa (mostram que) tanto importações como exportações tiveram quedas, mas quedas bem menores do que o mercado esperava", disse Filipe Villegas, estrategista da Genial Investimentos.
"Esses dados mostram que uma retomada gradual da economia chinesa está acontecendo, e que a cadeia mundial de suprimentos pode estar se adaptando melhor."
Além disso, segundo Villegas, sinais de enfraquecimento do contágio do coronavírus, principalmente na Europa, melhoravam o sentimento, com a possibilidade da suspensão de algumas restrições à atividade.
Entretanto, os investidores permaneciam extremamente receosos uma vez que a pandemia de coronavírus continua a destruir a economia global.
Ajuda a estados
No Brasil, a tarde está reservada para reunião do Conselho do governo um dia depois de a Câmara dos Deputados concluir a aprovação do projeto de compensação a Estados e municípios pela queda na arrecadação decorrente da crise do coronavírus. A matéria será agora encaminhada ao Senado.
Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, a ajuda a Estados e municípios num modelo de compensação por perda de receitas com impostos seria uma irresponsabilidade e um cheque em branco.
Atuação do BC
O Banco Central ofertará neste pregão até 10 mil contratos de swap cambial com vencimento em outubro de 2020 e janeiro de 2021.
* Com Reuters
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.
Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.