IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar cai após três altas e fecha valendo R$ 5,425; Bolsa sobe 2,03%

Do UOL, em São Paulo*

29/06/2020 17h10

O dólar comercial fechou em queda de 0,73% nesta segunda-feira (29), cotado a R$ 5,425 na venda, após três altas seguidas. O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, terminou a sessão com valorização de 2,03%, a 95.735,35 pontos.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial. Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.

Economia mundial dá sinais de recuperação

A queda do dólar nesta segunda-feira veio após fortes ganhos para a moeda norte-americana, que fechou a última semana com alta de 2,76%.

Segundo Denilson Alencastro, economista-chefe da Geral Asset, "a gente inicia a semana com alguns indicadores mostrando recuperação, e os investidores vendo o copo 'meio cheio'".

A recuperação da confiança econômica na zona do euro se intensificou em junho após retomada modesta em maio, com melhora em todos os setores, mostraram dados da Comissão Europeia. No Brasil, a confiança da indústria mostrou forte recuperação.

Segundo analistas da Infinity Asset, o contexto atual está baseado em movimentos meramente pontuais devido à incerteza gerada pela pandemia.

No lado dos riscos negativos, os mercados citavam a alta nos casos de covid-19 nos Estados Unidos nos últimos dias após a reabertura econômica de várias regiões, enquanto o total global de mortes pela doença superou 500 mil.

Fim de semana sem turbulência no Brasil

A sessão de hoje também reflete o fim de semana calmo para a política brasileira, sem grandes manifestações ou declarações polêmicas do presidente Jair Bolsonaro.

"Bolsonaro parece ter adotado posição mais tranquila, tentando negociar com o centrão e amenizando o clima político", disse Denilson Alencastro. No entanto, isso "não significa trégua definitiva" para a política ou para o real, acrescentou.

No acumulado de 2020, o dólar tem alta de cerca de 35%, impulsionado pelo cenário de juros baixos, incertezas políticas e econômicas.

Intervenção do BC

Nesta segunda-feira, o Banco Central anunciou leilão para rolagem de até 12 mil contratos de swap tradicional com vencimento em novembro de 2020 e março de 2021.

*Com Reuters